Catálogo
Voltar atrás
Novidade
-10%

Mecânica

Uma Introdução

  • Edição Janeiro 1
  • ISBN 978-989-616-885-8
€19,50 €17,55

«Recomendo [...] o novo manual não só a alunos que estão a frequentar nas universidades ou politécnicos uma disciplina introdutória de Física, como […] aos professores de Física do ensino secundário que queiram ter à mão um livro de referência sobre o sempre eterno tema da mecânica clássica e relativista.»

C
arlos Fiolhais, Universidade de Coimbra, na Gazeta de Física

Sendo a Física a mais fundamental das ciências da natureza, é nela que assenta a formação de base de qualquer curso superior de ciências ou de engenharia.

Na maioria destes cursos, nacionais ou internacionais, o primeiro contacto dos alunos com a Física ocorre numa disciplina de Mecânica elementar. Tal facto tem uma razão de ser: é na Mecânica que muitos dos conceitos e princípios fundamentais da Física têm a sua raiz. Conceitos e princípios esses que os alunos verão posteriormente aplicados e adaptados não só a outros ramos da Física, mas também às restantes disciplinas de ciências e engenharia que constituam o cerne dos seus cursos.

Este livro destina-se, precisamente, ao ensino de uma primeira disciplina de Mecânica de cursos de ciências ou de engenharia. Tem a sua génese na unidade
curricular que temos vindo a leccionar aos alunos do primeiro ano da Licenciatura em Engenharia Química e Biológica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) desde 2006. Sem prejuízo do rigor, procurámos centrar-nos no essencial da Mecânica que um futuro cientista ou engenheiro deve dominar, não só ao nível do conhecimento factual, como também da atitude a adoptar face a um problema. Para combater a ideia de que a Física é uma matéria abstracta e totalmente divorciada da realidade, incluímos secções onde discutimos sistemas e situações físicas mais próximas da experiência diária, algumas delas baseadas em trabalhos originais desenvolvidos por colegas do ISEL.

As competências que se adquirem no estudo da Física são úteis em muitas e variadas actividades profssionais. Além disso, sendo a Física uma das grandes criações do intelecto humano, entendemo-la não apenas como algo que um dia poderá ser «útil» a quem a aprende, mas também como parte importante da sua cultura geral

Imortal de José Rodrigues dos Santos

Conhecer o livro Veja o vídeo