Catálogo
Voltar atrás
-40%

Pessoa, Portugal e o Futuro

Onésimo Teotónio Almeida

  • Edição Janeiro 2014
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-989-616-571-0
  • Páginas 336
  • Dimensões 0 x 0
€15,50 €9,30
Indisponível

O autor de Mensagem que emerge do minuciosamente investigado e intensamente argumentado estudo de Onésimo Teotónio Almeida sobre as intenções poéticas e o literário desígnio (insisto no termo) revela-se claramente como um teórico da acção social e da intervenção política. [...]

 

 

Um subtexto do ensaio notavelmente lúcido e coerente de O. Almeida [...] é claramente a noção de que a grande mensagem bem reflectida e expressiva do poeta-pensador aos seus compatriotas tem sido lida como quase tudo o que o poeta não quis que fosse [...]. Não deveria surpreender-nos (mas surpreende-nos) aprender, como aprendemos, no importante estudo de O. Almeida que em Mensagem não apenas o poeta sabia o que pretendia, mas ainda que a sua mensagem é tão directa e, de certa maneira, tão prática que é quase como se tivesse sido necessário um acto colectivo de perversidade para que fosse tão egregiamente mal entendida [...].

 

 

Baseado na descoberta do autor do enraizamento do poema no entendimento de Pessoa dos escritos de Georges Sorel, o caso é tão claramente arguido e tão convincentemente documentado que, a partir de agora, visto precisamente pelo que é, Mensagem emerge como referência para todo e qualquer estudo sobre a mente e o pensamento de Fernando Pessoa.

 

 

George Monteiro, World Literature Today