Catálogo
Voltar atrás
-50%

Construir o Inimigo e outros escritos ocasionais

LIVROS MANUSEADOS EM FIM DE EDIÇÃO COM ALGUNS PEQUENOS DEFEITOS EXTERIORES

 

50% de desconto de 01/03/2024 a 31/03/2024

Umberto Eco

  • Edição Janeiro 2011
  • Colecção Obras de Umberto Eco, Oportunidades | Livros em fim de edição (MANUSEADOS)
  • ISBN 978-989-616-435-5
  • Páginas 316
  • Dimensões 0 x 0
€14,00 €7,00

«Para manter o povo sob controlo, é necessário inventar constantemente inimigos, e pintá-los de maneira a inspirarem medo e repugnância.»

Umberto Eco

O título desta recolha deveria ter sido «Escritos Ocasionais». Mas a justa preocupação do editor de que um título tão ostensivamente modesto pudesse não atrair a atenção do leitor levou à escolha do título do primeiro dos ensaios que a constituem.
 
A principal virtude de um escrito ocasional reside do facto de o autor, desafiado pelo convite para participar numa série de palestras ou ensaios temáticos, se ocupar de um assunto sobre o qual não pensara debruçar-se, sendo sido assim induzido a reflectir sobre algo que, de outro modo, teria transcurado.
 
Eis então aqui uma série de variações, ora empenhadas ora divertidas, sobre temas como o Absoluto, o Fogo, o porquê de chorarmos a sorte de Anna Karenina, as astronomias imaginárias, os tesouros das catedrais, as Ilhas Perdidas, Victor Hugo e seus excessos, o mecanismo do reconhecimento no folhetim, a ventura ou desventura de Joyce na época fascista, entre outros.
 
Não é, todavia,casual que o título escolhido para a colectânea seja o desse primeiro ensaio, uma vez que o autor se dedicou ao tema daconstrução do inimigo no seu último romance, O Cemitério de Praga, e este mecanismo perverso permanece actual, pois «para manter o povo sob controlo é necessário inventar constantemente inimigos, e pintá-los de maneira a inspirarem medo e repugnância».