Catálogo
Voltar atrás
-10%

Wellington Contra Massena

A Terceira Invasão de Portugal – 1810-1811

David Buttery

  • Edição Janeiro 2008
  • Colecção Trajectos
  • ISBN 978-989-616-277-1
  • Páginas 320
  • Dimensões 0 x 0
€29,28 €26,35

O recontro de Wellington e Massena foi um dos mais notáveis braços-de-ferro entre dois comandantes durante a guerra peninsular. Em 1810-11, os dois formidáveis generais conduziram uma campanha de manobra, batalha e atrito em Espanha e Portugal que teria um impacto decisivo sobre o resultado final da guerra. A reputação de Wellington saiu engrandecida; a de Massena, arruinada.


David Buttery faz uma análise lúcida e rigorosa deste extraordinário conflito e das personalidades dos seus dois protagonistas. Servindo-se de uma grande variedade de fontes - particularmente de relatos de testemunhas oculares de ambas as facções - o autor reavalia os célebres confrontos de Ciudad Rodrigo, Almeida e Buçaco, e discorre sobre as linhas de Torres Vedras e a derradeira e encarniçada batalha de Fuentes de Oñoro.


Em Wellington contra Massena, David Buttery dá-nos uma perspectiva nova e surpreendente deste episódio crucial das guerras napoleónicas, reflectindo em particular sobre as consequências da política de «terra queimada» implementada contra os franceses e as versões contraditórias de alguns testemunhos contemporâneos que continuam a intrigar os historiadores e a confundir o nosso entendimento do conflito.


UMA ANÁLISE PENETRANTE DO CONFRONTO ENTRE DOIS GRANDES GENERAIS DA GUERRA PENINSULAR



O AUTOR

DAVID BUTTERY possui formação em história e estudos museológicos e é especialista em história militar britânica do séc.XIX. Exerceu funções no Museu do Império Britânico e do Commonwealth, em Bristol, e tem estudado em particular as guerras napoleónicas. Foi jornalista e trabalhou num arquivo de história oral. Colabora frequentemente com muitas das principais publicações periódicas especializadas em história militar, entre as quais as revistas Military Illustrated e Soldiers of the Queen, da Victorian Military History Society.