Catálogo
Voltar atrás
-10%

A Cultura Integral do Indivíduo

Conferências e Outros Escritos

Bento de Jesus Caraça

  • Edição Janeiro 2008
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-989-616-243-6
  • Páginas 472
  • Dimensões 0 x 0
€18,17 €16,35

A terceira edição deste livro aparece trinta anos após a anterior, datada de 1978. Não que o pós-25 de Abril em Portugal e a globalização que grassa pelo planeta tenham desactualizado a mensagem central que o autor propôs a toda uma geração. Muito pelo contrário: hoje, mais do que nunca, importa reflectir sobre o texto admirável da Cultura Integral do Indivíduo, bem como sobre outros de igual profundidade e alcance cívico e moral.
«Se não receio o erro, é porque estou sempre pronto a corrigi-lo» foi o lema do ensino do militante empenhado da ciência e da cultura que foi Bento de Jesus Caraça. «O que o mundo for amanhã, é o esforço de todos nós que o determinará.» Era e continua a ser imprescindível compreender a sociedade em que vivemos, bem como os caminhos que escolhemos rumo ao futuro - um futuro que começa sempre hoje.
A leitura dos textos apaixonados e simultaneamente lúcidos deste livro mostra-nos que a mudança é a base da esperança - e como, enquanto formos vivos, é importante mantermos o mundo a mudar. A actualidade e o equacionamento das questões examinadas enchem-nos de espanto.
A dedicação à causa colectiva, à emancipação pelo conhecimento, ao convívio fraterno com os outros, bem como a confiança essencial no aperfeiçoamento do ser humano fizeram de Bento de Jesus Caraça um símbolo. Este representa a liberdade na sua luta contra a ignorância, contra a superstição obscurantista, contra a repressão e contra o medo que amordaçou o país até Abril de 1974.




«Bento de Jesus Caraça dedicou a sua vida à ciência, à matemática, à divulgação da cultura, mantendo uma intensa intervenção cívica em defesa da democracia. É uma figura histórica extraordinária que todos ganham em conhecer e evocar como "o matemático da liberdade".»


ISABEL ALÇADA

«Foi pelo meu pai que cheguei a Bento de Jesus Caraça. E este é o modo mais sensível de chegarmos ao que mais nos marca na vida. Curiosamente, antes de ser tocado pela sua cultura científica, especialmente pela boa matemática, fui tocado pela sua intervenção na vida política, partilhada por quem teve o privilégio de o conhecer. A Cultura Integral do Indivíduo esteve muitas vezes dentro da minha família, através de tertúlias cruzadas onde aprendi a respeitar a vida pública e a intervenção política, agora ao serviço da cidade e das pessoas. Estou grato por isso ao meu pai e a Bento de Jesus Caraça.»

ANTÓNIO COSTA