O Inocente
- Edição Janeiro 2005
- Colecção
- ISBN 978-972-662-185-0
- Páginas 296
- Dimensões 0 x 0
Berlim, anos 50. A capital derrotada da Alemanha, dividida entre o ocidente e o leste, coberta ainda pelos escombros da guerra, é palco das intrigas dos agentes das grandes potências.
Leonard Marnham, um jovem inglês de uma classe média modesta, partiu de Londres para trabalhar em Berlim. É a primeira vez que vive sozinho e o seu trabalho está relacionado com o túnel secreto escavado por ingleses e americanos com a finalidade de gravar secretamente as comunicações telefónicas dos soviéticos a partir de Berlim Leste. É neste ambiente que Leonard conhece Maria, uma alemã bela e jovem, com quem descobre o amor e o sexo.
«Dizer de O Inocente que se trata de um romance de espionagem seria como chamar a O Senhor das Moscas um livro de aventuras para adolescentes [...] a intriga estala como gelo fino sob as emoções fortes e o suspense [...] assegura a McEwan um lugar entre os grandes.»
Sunday Times
«Generoso pela escala, simples no impacto tremendo [...] Ironicamente, celebra as exéquias do romance de espionagem com o pano de fundo da rivalidade ocidente-leste ao escrever um dos seus exemplos mais subtis.»
Mail on Sunday
«A forma engenhosa do romance é estonteante, e só se torna perfeitamente compreensível ao virar da última página. Mas a verdade é que o engenho e a inteligência são as suas verdadeiras qualidades, os melhores guias possíveis no território questionável entre a inocência e o que quer que venha depois dela.»
London Review of Books