Catálogo
Voltar atrás
Seis Passeios nos Bosques da Ficção

-10%

Seis Passeios nos Bosques da Ficção

Umberto Eco

  • Edição Junho 2019
  • Colecção Obras de Umberto Eco, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-989-616-905-3
  • Páginas 184
  • Capa Brochada/capa mole
  • Dimensões 15,5x23
€12,00 €10,80

Neste divertido livro, Umberto Eco é companheiro e guia do leitor, explorando com ele os caminhos da forma e do método ficcionais. Eco introduz-nos nesse mundo recorrendo às técnicas do romancista, fazendo-nos colaborar na criação do texto e na investigação de alguns dos mecanismos fundamentais da ficção. De que modo o texto «põe em cena», por intermédio do seu estilo e da sua voz, uma determinada versão do autor? De que modo a narrativa nos incita a continuar, nos convence a perdermo-nos nos seus meandros?

A variedade dos exemplos propostos por Eco é surpreendente – desde os contos de fadas a Flaubert, Poe e Manzoni.

Num capítulo, recorre ao romance policial e à pornografia como ponto de partida para a análise do ritmo da narrativa – a aceleração e o abrandamento estratégicos – e da relação entre tempo real e tempo da narrativa. Noutro capítulo, vamos com Eco na peugada do mosqueteiro D’Artagnan enquanto este percorre as ruas da Paris do século XVII, esbatendo as fronteiras entre história e História.

Com este livro, aprendemos a ser melhores leitores – a interrogar os textos, mesmo quando, subtilmente, começam a influenciar-nos – e também melhores escritores – os «truques do ofício» são aqui desvendados e explicados. Assim, na companhia de Eco, o bosque escuro converte-se num reino de curiosidade, descoberta e puro deleite.