Catálogo
Voltar atrás
-40%

Ética Mínima

Pequeno Guia para Tempos Difíceis

António Fidalgo

  • Edição Janeiro 2014
  • Colecção Gradiva Breve
  • ISBN 978-989-616-565-9
  • Páginas 172
  • Dimensões 0 x 0
€13,00 €7,80

Não basta viver, é preciso saber viver. Contudo, embrenhados nas preocupações do quotidiano, limitamo-nos muitas vezes a viver, sem reflectir na vida que levamos. Fazemos mal, pois gastando algum tempo a pensar na vida poderemos aprender a viver melhor.

O objectivo deste livrinho é oferecer um conjunto mínimo de ensinamentos básicos para viver melhor. O livro foi escrito para ser lido e entendido por todos e, por isso, a sua linguagem é simples e acessível. Nele não aparecem teorias complicadas, nem tão-pouco doutrinas ou sistemas filosóficos sobre a ética. É verdade que muitos dos ensinamentos aqui apresentados não são novos, pois foram retirados de autores que viveram há séculos e milénios. Não interessa, porém, saber quem disse o quê ou quando, o que interessa é a sabedoria desses ensinamentos para melhor conduzirmos a nossa vida. O que importa é pôr em prática esses ensinamentos no dia-a-dia. E pô-los em prática nos diferentes âmbitos da vida humana, na forma como nos alimentamos e cuidamos da saúde, como trabalhamos e nos divertimos, como vivemos com os outros, como encaramos a nossa vida finita e limitada pela morte. Este livro sugere a aplicação desses ensinamentos, de modo muito prático e concreto.

A ética ensina-nos a pensar e a ajuizar sobre a vida que temos e, a partir daí, a agir para termos uma vida melhor. Mas melhor em que sentido? Antes de mais, em não perder tempo e energia com o que não depende de nós e a concentrarmo-nos no que efectivamente podemos mudar. Ou seja, a ética ensina-nos a viver melhor desde logo ensinando-nos a ser realistas. É por falta de realismo que muitos sofrem e não alcançam a felicidade. Depois, uma vez conscientes e lúcidos quanto à nossa situação, quanto ao que está e não está ao nosso alcance alterar, a ética ensina-nos a agir em conformidade, a fazer as opções mais adequadas à nossa condição humana.