O Património Genético Português
A história humana preservada nos genes
- Edição Janeiro 2009
- Colecção
- ISBN 978-989-616-326-6
- Páginas 204
- Dimensões 0 x 0
A história humana preservada nos genes
Quem somos, afinal?
Combinando contributos de áreas tão diferentes como a genética, a arqueologia, a antropologia, a história e até a climatologia, este livro oferece uma visão multifacetada de uma memória que deixamos impressa neste mundo: seja pelos genes, pelas viagens, pelas relações interpessoais ou por um pouco de tudo isto. Cada homem, na sua especificidade genética, tem um significado evolutivo. E não se pode compreender a evolução sem compreender a variação.
Fruto de um trabalho de investigação científica, a presente obra inova pela sua interdisciplinaridade, acessibilidade, complementaridade e pelo seu conteúdo de referência para quem trabalha em evolução humana. O leitor é acompanhado ao longo de uma aventura de múltiplas facetas, explorando muitas perspectivas dos recentes avanços no conhecimento quanto às origens e migrações humanas no passado, focando uma temática que nunca havia sido tratada em livro: o património genético português.
- O QUE SE DIZ SOBRE O LIVRO
«Há tempos que não aprendia tanto a ler um livro. Nem me divertia tanto, valha a verdade. A junção de uma especialista em genética populacional com uma jornalista de ciência criou uma obra interessantíssima, acessível, culta, com sentido de humor, que me apetece rebaptizar, à la Woody Allen: "Tudo o que gostaria de saber sobre a origem dos portugueses que saíram da África subsariana há muitos milhares de anos."»
Manuel Sobrinho Simões, IPATIMUP
«É um prazer ver as conclusões do nosso e de outros trabalhos em dispersões africanas tornadas tão acessíveis a um público mais vasto.»
Vincent Macaulay, Universidade de Glasgow
«É gratificante ver o nosso trabalho sobre o impacto das alterações climáticas nas populações europeias pré-históricas apresentado a um público alargado.»
Martin Richards, Universidade de Leeds
«É excelente que a nossa viagem genética a Belmonte se tenha revelado a primeira de muitas colaborações e que o nosso trabalho mútuo, da alvorada dos seres humanos em África à comunidade única de Belmonte, seja agora apresentado ao público de forma tão elegante e experiente.»
Doron Behar, Centro Médico Rambam, Israel