Catálogo
Voltar atrás

Os 100 Segredos das Famílias Felizes

O Que os Cientistas Descobriram e o Aconselham a Fazer

David Niven

  • Edição Janeiro 2004
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-972-662-979-5
  • Páginas 236
  • Dimensões 0 x 0
€5,00

A «ciência simples» de uma família feliz

Por que razão existem famílias que vivem na mais perfeita harmonia e se relacionam entre si de forma afectuosa e outras há que, pelo contrário, coexistem com muita dificuldade num clima de conflitos, de tensão constante, num ambiente de enorme desgaste e pouco salutar, quer para os mais velhos, quer, principalmente, para as crianças? Quais são, afinal, os segredos que distinguem as primeiras, essas famílias felizes, onde cada membro se sente único, acarinhado, apoiado, privilegiado?
Inúmeros sociólogos, terapeutas e psiquiatras têm dedicado o melhor das suas carreiras e das suas vidas a investigar os mais ínfimos pormenores do comportamento quotidiano dessas famílias. Contudo, as suas conclusões, se bem que de indubitável interesse, rigor e acuidade, encontravam-se até agora dispersas por publicações científicas de conteúdo impenetrável, inacessível ao cidadão comum. David Niven, psicólogo de renome, aclamado autor de vários best-sellers, reuniu no presente livro as mais relevantes conclusões extraídas a partir de cerca de um milhar dos mais consistentes estudos dedicados a essas famílias de sucesso, as «invejáveis» famílias felizes, apresentando pela primeira vez os resultados numa linguagem acessível a qualquer leitor.

Uma obra de leitura essencial para descobrir e preservar o amor, a alegria de viver e a satisfação que cada ser humano pode e deve sentir e conquistar dia a dia.


> A vida familiar ensina-nos como devemos relacionar-nos: a capacidade para manter relações de amizade sólidas entre colegas estudantes é duas vezes superior entre aqueles que sempre puderam contar com o apoio da família.

> Valorize as tradições: rituais familiares consistentes estimulam o desenvolvimento social das crianças e aumentam os sentimentos de coesão familiar em mais de 17%.

> Os parentes por afinidade não são inimigos: a satisfação com o casamento tem um grau de probabilidade de 13% superior quando se mantêm relacionamentos amigáveis com ambos os grupos de parentes por afinidade.

> Partilhe o trabalho em casa: a repartição equitativa do trabalho doméstico aumenta os sentimentos de satisfação pessoal em 21% e os sentimentos de satisfação com a vida familiar em 32%.

> Os animais de estimação também fazem parte da família: as pessoas cujas famílias estão a atravessar uma fase de conflitos têm mais 22% de probabilidades de se sentirem esperançadas com o futuro se na sua vida existir um animal de estimação.

> A rotina dá segurança: as pessoas que vivem em famílias com rotinas consistentes têm mais 6% de probabilidades de se sentirem satisfeitas com a sua vida familiar diária.

> Quanto mais der, mais acreditará em si próprio: as pessoas que se descrevem a si mesmas como protectoras dos membros da sua família têm mais 21% de possibilidades de sentirem confiança em si próprias.

> Seja verdadeiro: os pais mais abertos e honestos com os filhos, que partilham com eles as suas histórias e os seus sentimentos, aumentam o elo de ligação das crianças em relação a eles em cerca de 31% e a probabilidade de os filhos virem a beneficiar de uma imagem positiva de si próprios em 17%.