Catálogo
Voltar atrás
O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias

-40%

O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias

Jorge Buescu

  • Edição Janeiro 2001
  • Colecção Ciência Aberta, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-972-662-792-0
  • Páginas 224
  • Dimensões 0 x 0
€14,13 €8,48
Indisponível

O que significa aquele misterioso algarismo que se segue ao número do bilhete de identidade? Qual é a relação do jogo Minesweeper com o problema mais importante da matemática? Por que é que a investigação sobre números primos pode provocar o colapso dos sistemas financeiros, tal como há alguns anos humilhou o gigante da electrónica Intel? O que é a teleportação quântica? Por que é falso e completamente absurdo o mito segundo o qual os seres humanos «usam apenas 10% do seu cérebro»?
Ciência é curiosidade organizada. Estas Crónicas pretendem responder a problemas concretos que se relacionam com as fronteiras da cultura científica actual, mostrando como esta pode ser simultaneamente fascinante e divertida.

Jorge Buescu é licenciado em Física (FCL), doutorado em Matemática (Universidade de Warwick) e professor de Matemática no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Na sua actividade científica, publicou artigos de investigação nas áreas da matemática, da física e da engenharia, e é autor do livro Exotic Attractors, publicado pela Birkhäuser Verlag. É entusiasta da divulgação, assinando desde 1995 uma coluna regular sobre ciência na revista Ingenium.