Catálogo
Voltar atrás
Um Verão com Montaigne

-40%

Um Verão com Montaigne

Antoine Compagnon

  • Edição Janeiro 2016
  • Colecção Gradiva Breve, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-989-616-720-2
  • Páginas 176
  • Dimensões 0 x 0
€12,00 €7,20

Pequeno em dimensão, profundo na análise. Com uma escrita acessível, em quarenta breves capítulos, o autor leva?nos a descobrir um Montaigne estival e estimulante. Evidenciando a actualidade e a densidade histórica de Ensaios, é uma excelente forma de aco

Em quarenta capítulos, Antoine Compagnon convida-nos a descobrir um Montaigne estival e estimulante: da noção de compromisso ao trono do mundo, passando pela conversação, a amizade e a educação, o tempo perdido e mesmo o excesso de peso. Simultaneamente, este pequeno livro põe em evidência a actualidade e a densidade histórica de Ensaios. Cada capítulo constitui uma reflexão sobre uma citação ou um pensamento de Montaigne, num livro que atravessa assim temas diversos e recorre a uma linguagem acessível.

Pequeno excerto:


«Montaigne tem a consciência da singularidade e da temeridade da sua obra: os que se examinam apenas em pensamentos, em palavras ou de vez em quando não vão tão longe no conhecimento de si, isto é, no conhecimento do homem. Montaigne sabe que o facto de escrever, de se escrever, o transformou em si mesmo e na relação com os outros. ‘O facto de um homem como Montaigne ter escrito aumentou verdadeiramente a alegria de viver na Terra’, reconhecerá Nietzsche.»

A edição da Gradiva inclui prefácio de João Lobo Antunes.

«Montaigne escreve: ‘Viver é o meu ofício e a minha arte’. Ambos pulsam livremente neste volume, que para quem não conhece a obra é uma deliciosa introdução a um clássico da cultura ocidental, nunca ultrapassado e sempre contemporâneo.»

João Lobo Antunes