Catálogo
Voltar atrás
-10%

Em Diálogo com Eduardo Lourenço

Ana Nascimento Piedade

  • Edição Janeiro 2015
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-989-616-635-9
  • Páginas 168
  • Dimensões 0 x 0
€14,90 €13,41

Este é um livro baseado numa conversa ampla e interessante que permite conhecer melhor um dos mais importantes pensadores da actualidade, abordando tanto a obra como a pessoa. O diálogo que aqui se apresenta permite ao leitor «escutar» o que Eduardo Loure

«O génio de Montaigne foi esse: pensar que o homem é ensaísta, significando com isso que é alguém que tem com a realidade um laço ao mesmo tempo apaixonado e crítico. [...] De maneira que tenho de assumir esta etiqueta de ensaísta que, como dizem os franceses, se me colle à la peau... Mas sempre com a vontade de estar ‘do outro lado’, que eu também não sei qual é e nem mesmo sei se teria possibilidades ou o talento para ser essa outra coisa, quer dizer, poeta a tempo inteiro ou ficcionista.»

Em Diálogo com Eduardo Lourenço é, como o título indica, um livro baseado numa conversa. Uma longa, ampla e interessante conversa que atravessa vários temas e permite conhecer melhor um dos mais importantes pensadores da actualidade. O interesse suscitado, tanto pela obra como pela pessoa de Eduardo Lourenço, justifica a publicação deste livro, que aborda ambos. Apresentado em formato de diálogo, permite ao leitor «escutar» o que Eduardo Lourenço refere sobre «o que merece ser pensado e mesmo o que não merece ser pensado».

 

Trata-se de um livro num tom coloquial, que mostra bem a vivacidade do pensamento do entrevistado, conversador admirável e revelador de uma vastíssima cultura. Os pontos de vista que apresenta são abrangentes e, frequentemente, originais, tornando a leitura interessante e acelerada.

 

Tendo optado por manter, tanto quanto possível, as inúmeras marcas de oralidade no texto, a autora procurou preservar ao máximo a genuinidade e o improviso criativo das intervenções de Eduardo Lourenço.