Catálogo
Voltar atrás
-10%

A Pérola de Euler

A fórmula dos poliedros e o nascimento da topologia

David S. Richeson

  • Edição Janeiro 2015
  • Colecção O Prazer da Matemática
  • ISBN 978-989-616-634-2
  • Páginas 344
  • Dimensões 0 x 0
€19,00 €17,10

A fórmula dos poliedros e o nascimento da topologia Euler olhou para onde todos tinham olhado e viu o que ninguém tinha visto. Nascia uma das equações mais belas da matemática: a fórmula de Euler para os poliedros. Richeson, apaixonado pela topologia,

Uma pérola que fascina qualquer entusiasta da Matemática.

 

 

Conta a história de uma ideia matemática indispensável – a fórmula de Euler. E fá-lo de uma forma que permite suscitar o interesse de um público vasto, pois, como refere David S. Richeson: «Embora este livro seja acessível ao grande público, ele está também escrito para matemáticos.» Recua à Grécia antiga e viaja até aos dias de hoje, fornecendo diversos exemplos com os quais o autor apresenta aplicações elegantes e inesperadas da fórmula: das pontes de Königsberg ao mundo dos nós, das bolas de futebol às cúpulas geodésicas.

 

 

Euler olhou em 1752 para onde todos tinham olhado e viu o que ninguém tinha visto. Assim nasceu a sua pérola: a Fórmula de Euler para os poliedros. O autor revela-nos a riqueza desta pérola: observada à luz correcta, revela camadas sucessivas de ideias cada vez mais fascinantes, entre as quais a moderna Topologia – a «geometria das folhas de borracha».

 

 

Em 2010, venceu o Euler Book Prize, da Mathematical Association of America, um prémio que pretende reconhecer autores de livros excepcionalmente bem escritos, com impacto positivo na visão do público acerca da matemática.

 

 

«Para mim, este projecto foi um gigante quebra-cabeças, uma autêntica ‘caça ao tesouro’ académica. Encontrar as peças e montá-las numa história coerente foi um desafio e uma alegria para mim», escreve Richeson, no prefácio de A Pérola de Euler.