Catálogo
Voltar atrás
-10%

Experiência Antárctica

Relatos de um Cientista Polar Português

José Xavier

  • Edição Janeiro 2014
  • Colecção Ciência Aberta
  • ISBN 978-989-616-572-7
  • Páginas 220
  • Dimensões 0 x 0
€14,00 €12,60

Experiência Antártica: Relatos de um Cientista Polar Português.

Vídeo da sessão Café Livros e Ciência de nome “Experiência Antártica. Relatos de um Cientista Polar Português” com o biólogo marinho José Xavier, investigador do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra.

Veja aqui.

 

Há cientistas que vão até ao fim do mundo para encontrarem a Natureza em estado puro. É o caso de José Xavier, biólogo marinho premiado, que passou nove meses seguidos nos gelos da Antárctida, onde, apesar do clima adverso, o mundo vivo é espantoso e abundante. Neste livro conta-nos a aventura que é a experiência da descoberta científica no pólo e a vida longe da civilização.

Os jovens vão sentir-se seduzidos pela aventura. Os jovens de há mais tempo vão saber o que é a paixão pela ciência alimentada por uma voraz curiosidade. Empolgante.


Há cientistas que vão até ao fim do mundo para encontrarem a Natureza em estado puro.


É o caso de José Xavier, cientista polar da Universidade de Coimbra e do Instituto British Antarctic Survey (Reino Unido), que passou nove meses seguidos na Antárctida,primeiro a bordo de um navio científico e depois numabase de investigação.

 

 

Biólogo marinho a fazer investigação na Antárctida desde 1997, o seu objectivo é perceber como a biodiversidade em ambientes extremos é afectada por alterações climáticas.Neste livro ele conta-nos, em primeira mão, a aventura que é a experiência da descoberta científica nesta região polar. Em particular, como é viver efazer ciência com um grupo muito pequeno de outros cientistas, longe da civilização.

 

 

Todos os dias, incluindo sábados e domingos, são por eles aproveitados para observar e estudar a vida selvagem. Os jovens vão sentir-se seduzidos pela aventura. E os jovens há mais tempo vão saber o que é a paixão pela ciência alimentada por uma voraz curiosidade.


Hoje existe ciência polar em Portugal. Em forma de diário, Experiência Antárctica é o relato da vida de um cientista português num território distante e hostil: os gelos da Antárctida.


A sua leitura conduz-nos a paisagens onde, apesar do clima adverso, o mundo vivo é espantoso e abundante. Mas estará a biosfera ameaçada por problemas como o buraco de ozono e o aquecimento global?