Catálogo
Voltar atrás
-40%

Portugal na Hora da Verdade

Como vencer a crise nacional

Álvaro Santos Pereira

  • Edição Janeiro 2011
  • Colecção Trajectos
  • ISBN 978-989-616-413-3
  • Páginas 576
  • Dimensões 0 x 0
€14,50 €8,70
Agora que iniciamos a segunda década do novo século, não restam dúvidas de que Portugal enfrenta actualmente a crise de um século:
 

∙ o pior crescimento económico médio desde a Primeira Guerra Mundial;

∙ a taxa de desemprego mais elevada dos últimos 80 anos;

∙ a maior dívida pública dos últimos 160 anos;

∙ a maior dívida externa dos últimos 120 anos (quando tivemos de declarar bancarrota);

∙ o regresso em força da emigração.
 
Por isso, é relevante perguntar: como chegámos a esta situação? Porque é que não fomos ainda capazes de sair da crise que assola o país há mais de uma década? Como é que, afinal, podemos vencer a crise nacional?
 
Este livro mostra que Portugal vive hoje três grandes crises: a crise das finanças públicas, a crise da competitividade e do crescimento e a crise do endividamento externo. Entre as questões debatidas, incluem-se as seguintes: qual é o verdadeiro estado das nossas finanças públicas? Porque é que o nosso Estado gasta tanto? Quantos institutos e outras entidades públicas existem e quanto gastam? E porque estamos tão endividados? Será a dívida nacional sustentável? Quão grave é o problema de competitividade das nossas exportações?
 
Pensado também para o leitor sem formação em economia, Portugal na Hora da Verdade responde a estas e outras questões numa linguagem acessível e clara, apresentando novos dados e uma interpretação mais abrangente da crise nacional, seguidos de soluções concretas para os problemas económicos do país. É, portanto, um livro fundamental para compreender as dificuldades actuais e pensar em saídas possíveis para a crise nacional.