Catálogo
Voltar atrás
-40%

A Matemática no Tempo do Mestre José Vizinho

António Costa Canas , António Costa Canas

  • Edição Janeiro 2009
  • Colecção Temas de Matemática
  • ISBN 978-989-616-348-8
  • Páginas 212
  • Dimensões 0 x 0
€14,64 €8,78
Indisponível
O período que ficou conhecido entre os historiadores como Renascimento caracteriza-se, como o seu nome indica, por um renascer da cultura clássica. Para a difusão dos textos clássicos foi fundamental o contributo de Árabes e Judeus. Estas comunidades traduziram e comentaram muitas obras gregas de geografia, astronomia, matemática e outros ramos do saber. O seu interesse pela ciência levou-as também a realizar investigação própria, e a ciência europeia do Renascimento é devedora em grande medida dos contributos destes sábios.
 
A tradução para Latim, e depois para Castelhano, do Almanach Perpetuum de Abraão Zacutto foi realizada pelo mestre José Vizinho, nascido na Covilhã. José Vizinho integrava o grupo de sábios de D. João II que, com outros que se lhes seguiram, nomeadamente Pedro Nunes, contribuíram para que Portugal ocupasse o papel estratégico no domínio do conhecimento de técnicas fundamentais à navegação.
 
Com os contributos de António Costa Canas, Carlos Manuel Valentim, João Filipe Queiró, Jorge Nuno Silva, Luís Tirapicos, Maria José Ferro Tavares, Natália Bebiano, Nuno Crato e Teresa Costa, este livro pretende divulgar os progressos proeminentes que se fizeram na álgebra, geometria, trigonometria, astronomia e mecânica, assim como aspectos da vida e obra do mestre José Vizinho e o contexto social e cultural em Portugal e na Europa, naquela época.