Catálogo
Voltar atrás
-40%

Medicina e Outras Coisas

António José de Barros Veloso

  • Edição Janeiro 2008
  • Colecção Distribuição Gradiva
  • ISBN 978-989-616-269-6
  • Páginas 288
  • Dimensões 0 x 0
€14,64 €8,78

Os textos reunidos neste volume são frutos da curiosidade. Gostaria de o dizer, declarar e repetir de forma enfática. De sublinhar o que nesta palavra há hoje de raro. As virtudes esquecidas que nela se abrigam. A inusitada verdade que nela se recolhe. A luminosidade que dela irradia. Capacidade de inquirição, abertura de espírito, atenção ao conhecido, interesse solto pelo desconhecido, vontade cristalina de aprender, movimento para o novo, disponibilidade para se deixar surpreender e de, dessa suspresa, retirar a força da interrogação - de tudo isto a curiosidade é feita e de tudo isto este volume é exemplo.(...)
Porém, na sua polimorfia, o conjunto de textos que se reúnem neste volume é atravessado por duas paixões fundamentais.
Em primeiro lugar, aquela que se prende com a reflexão sobre a Medicina, tema que dá o nome à primeira parte do volume.(...)
Em segundo lugar, a paixão pela Ciência enquanto aventura de um conhecimento que cresce, triunfo exaltante de uma racionalidade apresentada como sempre capaz de vencer as tentações sedutoras do mito, as forças obscuras da ideologia e dos interesses particulares.

(Do prefácio)

O AUTOR

ANTÓNIO JOSÉ DE BARROS VELOSO, médico, especialista em Medicina Interna, fez a sua carreira nos Hospitais Civis de Lisboa, onde desempenhou as funções de Director de Serviço.
Foi Presidente da Sociedade Médica dos Hospitais Civis de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e é sócio fundador da Federação Europeia de Medicina Interna.
Actualmente, ocupa a presidência da Comissão de Ética para a Investigação Clínica.
É autor do livro Medicina. A arte e o Ofício e coordenador e co-autor do livro Medicina do Corpo, Medicina do Espírito: 50 anos de Medicina Interna.
Nas actividades extra-médicas dedicou-se ao estudo da azulejaria portuguesa e da música de jazz, áreas em que participou através da publicação de livros e artigos de opinião, palestras e actuações públicas.
Após a aposentação, frequentou o curso de filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa e o mestrado de História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.