Catálogo
Voltar atrás

A Mulher Adormecida de Nápoles

Adrien Goetz

  • Edição Janeiro 2005
  • Colecção Gradiva
  • ISBN 978-989-616-069-2
  • Páginas 108
  • Dimensões 0 x 0
€5,00

A Mulher Adormecida de Nápoles é um quadro mítico na história da pintura. É uma obra-prima de Ingres. Desapareceu. Ninguém sabe o que lhe aconteceu após a queda de Murat e o regresso dos Bourbons a Nápoles. Com o mesmo formato que a célebre Odalisca, representava uma mulher nua, uma europeia loura que servia de contraponto à oriental morena do Louvre.
Na Paris dos anos românticos, diante da baía de Nápoles ou nas paisagens do campo romano, os pintores, fascinados por essa história, procuram a Mulher Adormecida. Quem era a modelo? Onde se encontra o quadro? Três cadernos manuscritos
convidam-nos a fazer essa investigação: a acreditar nas suas assinaturas, um seria uma confissão de Ingres, o outro teria sido escrito por Corot e o terceiro por um artista desconhecido, amigo de Géricault, no segredo dos ateliers.
Neste romance, Adrien Goetz dá uma nova vida a três esplêndidas figuras de artistas do século XIX.


«Este livro, em trompe l'oeil, consegue o impossível: dar a ver o invisível Mulher Adormecida [...].»
Jérôme Garcin, Le Nouvel Observateur


ADRIEN GOETZ, antigo aluno da reputada Ecole Normale Supérieure, é professor e investigador de História da Arte na Sorbonne, sendo doutorado nesta área. É autor de inúmeros ensaios e catálogos sobre pintura. O seu segundo romance, A Mulher Adormecida de Nápoles, foi distinguido com os prémios Roger Nimier 2004 e Deux Magots 2004.