Catálogo
Voltar atrás
-10%

A Arte de Tornar-se Inútil

Desenvolvendo líderes para vencer desafios

Ricardo Vargas

  • Edição Janeiro 2004
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-972-662-985-6
  • Páginas 248
  • Dimensões 0 x 0
€14,13 €12,72
«Liderar não depende de quão útil se é, mas de quão inútil se está disposto a ser.»
Acredita que a liderança é algo que existe na cabeça do líder? As abordagens tradicionais acreditam que sim, que é possível ensinar truques ou dicas que, uma vez seguidos, garantem o sucesso do líder. Ou que é possível fornecer ao líder uma clarividência sobre o comportamento dos outros que lhe permita agir sobre eles.
Ricardo Vargas defende que o bom líder é que não se preocupa em sê-lo, mas que o é como resultado da qualidade das relações que estabelece com os colaboradores. Não se ficando por conceitos inspiradores sem aplicação prática, o autor baseia-se na sua experiência de terapia familiar e de consultoria empresarial em multinacionais para operacionalizar processos de trabalho que, quando seguidos pelo líder, promovem a sua própria inutilidade, desenvolvendo os colaboradores e aumentando a eficácia das equipas.
As metodologias descritas são já utilizadas com sucesso por milhares de líderes de empresas e Portugal e no Brasil, e muitos exemplos de aplicação são apresentados no livro.
A leitura deste livro pode mudaras suas relações pessoais e profissionais.

«O líder, para ser bom, deve ser preguiçoso. Uma preguiça que o leve a querer despojar-se constantemente das responsabilidades que tem, atribuindo-as a outros, e exigir como prémio novas responsabilidades e desafios. Uma preguiça cuja principal manifestação seja o desejo de identificar constantemente novas oportunidades, entendê-las, aproveitá-las e cansar-se delas, procurando desenvolver outros para que as assumam.»

«Refrescante, provocador e 100% útil.»
Jaime Fidalgo - Director - Ideias & Negócios

«Com uma lucidez inabalável e uma agilidade mental sem complacência, Ricardo Vargas ensina aos leitores metodologias para liderar o dia-a-dia e ideias para alimentar o desenvolvimento pessoal em capítulos como "A liderança não existe" ou "Também muda quem não quer".»
Ana Rita Ramos - Editora de Management - Prémio

«Inútil será explicar ou resumir esta obra de Ricardo Vargas. A sua leitura, de uma simplicidade e clareza excepcionais e, simultaneamente, de refinado e inteligente humor, é uma verdadeira lição sobre técnicas de eficiente e eficaz liderança.»
Maria Margarida Torres - Directora de Formação Profissional - TAP Air Portugal

«Trata-se de um livro arrojado, a que não é alheio o título "provocatório", cuja percepção e descodificação implicam uma leitura atenta, mas decisivamente agradável. No actual estádio de globalização da economia, onde é marcante o pulsar das organizações, esta obra é mais um contributo do reputado conferencista, formador e estudioso, a todos quantos buscam um "bálsamo" para a resolução dos problemas de liderança e gestão de equipas.»
Rui Calheiros da Gama - Director de Recursos Humanos - Caixa Económica Montepio Geral

«A curiosidade, a vontade de conhecer, a necessidade de avaliar, responsabilizar e delegar de forma eficaz são abordados em todo o livro de uma forma bem humorada. Num mundo empresarial em permanente mudança, Ricardo Vargas conduz os gestores a um processo de auto análise das suas verdadeiras capacidades e práticas de Liderança.»
Paula Carneiro - Directora de Recursos Humanos - Microsoft Portugal

RICARDO VARGAS, para além de psicólogo, consultor, investigador, formador e conferencista internacional, é também partner das empresas de consultoria TMI Portugal e TMI Brasil e fundador da Plan B International (consultoria de gestão).
Licenciado e Psicologia pela Universidade de Lisboa, com um mestrado em Terapia Familiar e de Sistemas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha, e mais de uma década de trabalho em consultoria, Vargas trabalhou com alguns dos especialistas mundiais em Gestão e Psicologia. Exerce a sua actividade de consultoria em empresas multinacionais coordenando projectos na Europa, Ásia e América.
Contacto com o autor: tornarseinutil@planb-international.com