Catálogo
Voltar atrás
-40%

O Médio Oriente e o Ocidente

O Que Correu Mal?

Bernard Lewis

  • Edição Janeiro 1
  • Colecção Trajectos
  • ISBN 978-972-662-906-1
  • Páginas 200
  • Dimensões 0 x 0
€14,64 €8,78
Indisponível

O Médio Oriente e o Ocidente

O Que Correu Mal?

O Eclipse do Médio Oriente nos Últimos Três Séculos e as Suas Consequências na Actualidade

A perda da liderança civilizacional pelos muçulmanos e o seu afastamento da modernidade é um facto central no quadro da história universal dos últimos quinhentos anos e permanece ainda hoje como um dos principais factores por detrás de conflitos internacionais e disputas diplomáticas. O que correu mal? Inquestionavelmente uma questão pertinente. Frequentemente, os muçulmanos parecem manifestar o sentimento de que a história os traíu, e não há tema relativamente ao qual a contribuição do historiador possa revestir-se de maior importância ? tanto mais quanto o assunto surge contaminado por comprometimentos ideológicos, discursos ocos e facciosos, e pelos constrangimentos do politicamente correcto. Muitos evitaram a questão por todo o tipo de razões erradas. O que ainda nos faz mais devedores da contribuição dada por Bernard Lewis. Ninguém conhece melhor a linguagem e as motivações dos protagonistas, e ninguém é mais credível na objectividade das suas apreciações.

DAVID LANDES
Professor na Universidade de Harvard

Um livro apaixonante. Um dos nossos mais prestigiados historiadores esclarece-nos a respeito da dolorosa divisão entre o Ocidente e as sociedades islâmicas. Um obra simultaneamente erudita e de grande actualidade.

FOUAD AJAMI
Professor na Universidade John Hopkins


Extraordinariamente bem escrito, erudito e documentado, o livro que não foi feito para o 11 de Setembro é por isso, provavelmente, uma das melhores leituras para todos os que querem perceber porque falou Osama bin Laden da queda de Granada e do fim do Império Otomano nos seus famosos vídeos.

JOSÉ MANUEL FERNANDES
Público