Catálogo
Voltar atrás
-40%

UNIVERSO, COMPUTADORES E TUDO O RESTO

Carlos Fiolhais

  • Edição Janeiro 1994
  • Colecção Ciência Aberta
  • ISBN 978-972-662-346-5
  • Páginas 114
  • Dimensões 0 x 0
€7,57 €4,54

O trabalho do físico consiste em extrair princípios simples da complexidade dos fenómenos do universo. Os computadores vieram alargar o leque das formas como ele e os outros cientistas decifraram a realidade natural, revelando-se utensílios excelentes não só para descobrir e compreender o nosso universo, mas também para explorar universos alternativos. O facto de um computador ser capaz de imitar o universo tem levado até alguns autores a interrogarem-se sobre se o universo não será, ele próprio, um computador.

Este é o tema central da primeira parte deste livro de Carlos Fiolhais, que, na segunda parte, nos apresenta o trabalho de alguns pensadores contemporâneos - Manfred Eigen, Edgar Morin, Benoît Mandelbrot - que, com ou sem computador, se interrogam sobre o funcionamento do universo. Em suma, um livro que fala de universo, computadores e muito mais.

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Doutorou-se em Física Teórica, na Alemanha, em 1982, e é professor associado do departamento de Física da Universidade de Coimbra, onde também dirige o Centro de Informática. Responsável pelo projecto de Softciências para a produção e difusão de software educativo, é autor do livro Física Divertida e de numerosos artigos de divulgação científica, publicados em vários jornais e revistas. É ainda co-director da Gazeta Física, revista Sociedade Portuguesa de Física.

Consulte o blog do autor em: http://dererummundi.blogspot.com