Os Lusíadas
Edição anotada e comentada por ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA
**EM PRÉ-VENDA (De 26 de Setembro a 7 de Outubro)**
- Edição Outubro 2024
- Colecção
- ISBN 978-989-785-317-3
- Páginas 552
- Capa Capa brochada
- Dimensões 14,50 x 20,50 cm
Acompanhada de textos explicativos que comentam cada uma das estrofes, esta edição anotada de Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões junta-se à restante obra do ensaísta, investigador, professor e crítico literário que a Gradiva tem vindo a reunir revelando e mantendo vivos os textos de um dos mais brilhantes pensadores da cultura portuguesa.
«Esta edição de Os Lusíadas, com a introdução preciosa de António José Saraiva e com as suas notas explicativas e comentários que acompanham o leitor ao longo de todo o poema, quase como um roteiro, é fundamental para todos e sobretudo para as novas gerações.
É urgente ler e fomentar a leitura nos jovens. […] Motivá-los para a literatura e a cultura. Dar-lhes o gosto do saber e do conhecimento. Habituá-los a pensar por si próprios. […]
Porque só sendo cidadãos cultos e preparados podem mudar o mundo e resistir ao extremismo, ao populismo, ao racismo e à xenofobia, que grassam um pouco por toda a Europa e o mundo.
Camões e Os Lusíadas continuam hoje, como ontem, a ser alvo de estudo nas escolas portuguesas, o que revela bem a sua importância e mérito literário.»
Do Prefácio de Isabel Soares, Diretora do Colégio Moderno
Por ocasião da celebração dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, a Gradiva publica uma das mais relevantes edições de Os Lusíadas, organizada e anotada pelo historiador de literatura portuguesa António José Saraiva.
Antecedida por uma detalhada introdução, com um breve estudo sobre o poema épico, e finalizada com um capítulo explicativo do vocabulário utilizado pelo Poeta, esta edição de uma das mais brilhantes epopeias da literatura do Renascimento europeu é um texto essencial para a sua compreensão profunda e de importância vital para todos os que queiram entender a obra de Luís Vaz de Camões.
Esta versão anotada de Os Lusíadas junta-se à restante obra de António José Saraiva que a Gradiva tem vindo a reunir, revelando e mantendo vivos os textos de um dos mais brilhantes pensadores da cultura portuguesa.
Prefaciada por Isabel Soares, a presente edição conta ainda com desenhos interpretativos dos cantos da epopeia assinados por Pedro Sousa Pereira.