Catálogo
Voltar atrás
A Expansão Portuguesa

cofinanciado

-40%

A Expansão Portuguesa

Um Prisma de Muitas Faces

 

40% de desconto de 01/04/2024 a 30/04/2024

 

Luís Filipe F. R. Thomaz

  • Edição Novembro 2021
  • Colecção Obras de Luís Filipe Thomaz, Livros co-financiados por - Compete 2020 | Portugal 2020 | União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Livros acabados de sair de LEI DO PREÇO FIXO, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-989-785-104-9
  • Páginas 288
  • Capa Brochada/capa mole
  • Dimensões 23,00 x 15,50
€20,00 €12,00

Livro co-financiado por - Compete 2020 | Portugal 2020 | União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Leia aqui um excerto.

Veja aqui o booktrailer.

A expansão portuguesa constituiu um fenómeno histórico de grande diversidade e de muito maior heterogeneidade do que a espanhola. Teve lugar à escala de três oceanos e três continentes, onde as condições geográficas, sociais, económicas e políticas eram muito mais variadas, conferindo-­lhe desde o início uma imensa complexidade.

As crónicas da época,  no entanto, não permitem divisar isso de modo claro por diversas razões.  Primeiro, os cronistas limitam-­se, frequentemente, a consignar a expansão oficial (a sua vertente imperial) e, nesse contexto, sobretudo os feitos de guerra, negligenciando outras modalidades de expansão. Em segundo lugar, os cronistas evitam, em regra, mencionar as lutas na corte de diferentes partidos e as políticas muitas vezes contraditórias que preconizavam.

Além disso, coíbem­-se de mencionar a sua frequente oposi­ção à política adoptada pelo Rei, criando com tais omissões uma imagem de unidade de objectivos na realidade enganadora. Por fim, de um modo geral, as crónicas dão escassa atenção a projectos abortados.

Os  projectos fracassados e os êxitos fortuitos repõem a dimensão humana dos ideólogos e dirigentes de antanho; se os ignorarmos, os seus artesãos parecem transcender a natureza humana e transformam-­se em super­-homens dotados de uma visão profética e praticamente infalível do futuro o que, na realidade, só raras vezes ocorreu.

Este livro é uma tentativa de os reduzir às suas reais dimensões e de escrever a história das massas e não apenas a das suas figuras de proa; e, ao mesmo tempo, de situar o fenómeno expansionista português, em cada uma das suas múltiplas vertentes, no seu contexto geográfico, político e cultural.

Fruto de uma conferência proferida na Universidad de los Andes, este livro foi originalmente redigido em castelhano, tendo sido depois publicado em francês.

Aparece agora em português, em versão cuidadosamente revista pelo autor.