Catálogo
Voltar atrás
Novidade
-10%

Destinados à Guerra

Poderão a América e a China escapar à armadilha de Tucídides?

Graham Allison

  • Edição Outubro 2021
  • Colecção Trajectos
  • ISBN 978-989-785-096-7
  • Páginas 432
  • Capa Brochada/capa mole
  • Dimensões 15,5x23 c/ badanas
€18,00 €16,20
Brevemente

A CHINA E OS ESTADOS UNIDOS RUMAM PARA UM NOVO CONFLITO... 

A razão é a Armadilha de Tucídides, um padrão mortal de stress estrutural que ocorre quando um poder em ascensão desafia um governante. Este fenómeno é tão antigo quanto a própria história. Sobre a Guerra do Peloponeso que devastou a Grécia antiga, o historiador Tucídides explicou: “Foi a ascensão de Atenas e o medo que isso instilou em Esparta que tornou a guerra inevitável”. Nos últimos 500 anos, essas condições ocorreram dezasseis vezes e houve guerra em doze desses casos. Hoje, uma China imparável que se aproxima de uma América imóvel, parece anunciar o décimo sétimo caso. 

A menos que a China esteja disposta a reduzir suas ambições ou Washington aceite tornar-se o número dois no Pacífico, um conflito comercial, um ataque cibernético ou um acidente no mar podem em breve transformar-se num novo conflito mundial. Em Destined for War, o eminente especialista de Harvard Graham Allison explica como a armadilha de Tucídides é a melhor lente para entender as relações EUA-China no século XXI. Através de estranhos paralelos históricos e cenários de guerra, o autor mostra o quão perto estamos do impensável.

No entanto, enfatiza que a guerra não é inevitável,  Allison também revela como potências conflituosas mantiveram a paz no passado - e quais os passos dolorosos que os Estados Unidos e a China devem dar para evitar o desastre hoje.