Catálogo
Voltar atrás
Superprevisões

-10%

Superprevisões

A arte e a ciência da previsão

Philip E. Tetlock e Dan Gardner

  • Edição Janeiro 2016
  • Colecção Ciência Aberta, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-989-616-745-5
  • Páginas 448
  • Dimensões 0 x 0
€16,50 €14,85

Neste livro revolucionário mas acessível a todos, os autores di­zem-nos o que podemos aprender com esse grupo de elite. Basea­do em histórias bem-sucedidas de previsão e falhanços, assim como em entrevistas com decisores de alto nível, mostra que as boas

São óbvios os benefícios de antever o futuro, na economia, na política, ou na vida pessoal. Infelizmente, é muito difícil fazer pre­visões. Tetlock mostrou num estudo anterior que mesmo os espe­cialistas só fazem previsões um pouco melhores do que o simples acaso. Contudo, alguns deles conseguem prever melhor do que outros, pelo que Tetlock passou a última década a tentar perceber porquê. O que é que faz certas pessoas acertar? Pode esse talento ser ensinado?

 

Neste livro, Tetlock e Gardner oferecem-nos uma obra-prima sobre a ciência e a arte da previsão baseada em décadas de inves­tigação no tema e em torneios de previsão apoiados pelo governo dos Estados Unidos através do Good Judgment Project. Este envolve dezenas de milhares de cidadãos comuns – incluindo um ci­neasta, um canalizador e um bailarino – que tentaram prever eventos à escala mundial. Alguns desses voluntários revelaram-se incrivelmente bons. Conseguiram bater analistas profissionais, al­guns com acesso a informação reservada, e mesmo os mercados de apostas. São os «superprevisores».

 

Neste livro revolucionário mas acessível a todos, os autores di­zem-nos o que podemos aprender com esse grupo de elite. Basea­do em histórias bem-sucedidas de previsão e falhanços, assim como em entrevistas com decisores de alto nível, mostra que as boas superprevisões não requerem supercomputadores ou métodos misteriosos. Superprevisões oferece pela primeira vez um método comprovadamente seguro de antever o futuro, e é já uma obra de referência.