Catálogo
Voltar atrás
-40%

Fredo

Ricardo Fonseca Mota

  • Edição Janeiro 2016
  • Colecção Gradiva, Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís
  • ISBN 978-989-616-727-1
  • Páginas 292
  • Dimensões 0 x 0
€14,50 €8,70
Indisponível

Galardoada com o Prémio Literá­rio Revelação Agustina Bessa-Luís 2015, instituído pela Estoril?Sol, esta é uma obra de relações, com as pala­vras, as emoções, os outros, o mun­do.

Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís 2015 instituído pela Estoril-Sol.

Galardoada com o Prémio Literá­rio Revelação Agustina Bessa‑Luís 2015, instituído pela Estoril‑Sol, esta é uma obra de relações, com as pala­vras, as emoções, os outros, o mun­do. É um livro que cruza vidas apa­rentemente longínquas — a de um jovem do interior (Adolfo Maria) que se muda para Lisboa à procura de um lugar que lhe satisfaça o sonho, e o de um velho (Fredo) que teve qua­tro famílias e morreu sozinho — apa­rentemente contrárias, mas ao mes­mo tempo ligadas pela descoberta de si, de ambos. De um lado a apren­dizagem da vida, do outro, a de como se despedir dela. É ainda um elogio aos heróis que nunca foram canta­dos, aos amores sem testemunho, às mortes solitárias. Uma escrita tão sóbria quanto elegante, que faz com que os olhos se prendam às letras, com o encanto da descoberta de um pedaço de prosa que dá gosto. Para ler sem reservas.

Fredo conta a história de Adolfo Maria, um jovem do interior que se muda para Lisboa à procura de um lugar para ser diferente, e a história de Fredo, um homem que teve quatro famílias e morreu sozinho. Dois mundos que se tocam, duas histórias em contramão.

É um elogio aos heróis que nunca foram cantados, aos amores sem testemunho, às mortes solitárias.

«Decidir cada passada é maçador, implica coragem e ousadia, implica uma determinação que transforma a viagem em algo verdadeiramente nosso, com um corpo, com memória, com presença. Implica pensar com os pés. Atravessar um quarteirão, ou uma vida, sem a cabeça nos pés, é caminhar para esquecê-lo. Mais fácil.»