Catálogo
Voltar atrás
-50%

Sobre a Desigualdade

Harry G. Frankfurt

  • Edição Janeiro 2016
  • Colecção Filosofia Aberta
  • ISBN 978-989-616-721-9
  • Páginas 80
  • Dimensões 0 x 0
€9,00 €4,50
Indisponível

Muitos consideram a desigualdade como um dos principais problemas sociais. Mas o combate à desigualdade é frequentemente confundido com o combate à pobreza. Harry G. Frankfurt, um dos filósofos morais mais influentes da actualidade, argumenta que estamos

A desigualdade económica suscita pouco consenso nos tempos que correm. No entanto, poucos argumentariam que a desigualdade é um mal maior do que a pobreza. Os pobres sofrem porque não têm o suficiente e não porque os outros têm muito.

Neste livro provocador, o autor, um dos filósofos morais mais influentes da actualidade, apresenta uma resposta convincente e perturbadora para os que acreditam que o objectivo da justiça social deve ser a igualdade económica ou menos desigualdade. Argumenta que estamos moralmente obrigados a eliminar a pobreza, não a alcançar a igualdade ou a diminuir a desigualdade. Devemos estar focados em garantir que todos têm dinheiro suficiente para viver uma vida decente. Focar-se, ao invés, na desigualdade é perturbador e alienante.

Se nos dedicarmos a garantir que todos tenham o suficiente, podemos reduzir a desigualdade como um efeito colateral. Contudo, sublinha que é essencial considerar que o objectivo último da justiça é acabar com a pobreza, e não com a desigualdade. Trata-se de um livro com grande impacto num dos grandes debates do nosso tempo.

«Relevante, persuasivo e de leitura muito agradável, é o tipo de filosofia que devia estar mais amplamente disponível.»

— Gideon A. Rose, Universidade