Catálogo
Voltar atrás
-50%

Portugal, Desalento e Esperança

Salazar, Caetano e Soares - Retratos de Muito Perto

Joaquim Silva Pinto

  • Edição Janeiro 2015
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-989-616-672-4
  • Páginas 188
  • Dimensões 13 x 21
€14,00 €7,00

Joaquim Silva Pinto - Memórias incríveis da ditadura e democracia

Ministro da ditadura antes do 25 de Abril e indefectível apoiante de Mário Soares depois, conta-nos histórias por dentro de dois regimes: o plano de Marcelo Caetano para a descolonização e o golpe que Spínola e Costa Gomes lhe propuseram. O olheiro de Sá Carneiro. A origem da frase de Mário Soares: “republicano, socialista e laico”. E o escândalo provocado por Marcelo Rebelo de Sousa na sala VIP do Aeroporto de Lisboa...

Leia aqui os excertos mais marcantes da recente entrevista do autor à revista Visão (21 de Março 2019).

Uma obra de análise e reflexão pessoal cheia de exemplos e histórias! 

Regressa o autor do livro Do Pântano Não Se Sai a Nado, com o seu peculiar estilo de suscitar o envolvimento do leitor como se estivessem em diálogo.


Convida-nos a revisitar os mandatos de Salazar e Caetano com base em episódios que acompanhou. Mas, desta vez, confronta esses políticos do regime anterior com Mário Soares, que também conheceu de perto. Respeita-os a todos como líderes carismáticos mesmo quando os humaniza, por vezes em circunstâncias divertidas. Aponta para similitudes surpreendentes, propondo um jogo com resultado em aberto.

Fixa-se depois em empecilhos ao progresso que persistem na sociedade portuguesa e, utilizando uma linguagem metafórica, debruça-se finalmente sobre o ruir de grandes construções sistémicas, o inconformismo do ideário templário e o milagre da Luz segundo a ancestral crença dos Incas. Frequentemente relembra Fernando Pessoa.

Nestes capítulos, Silva Pinto não hesita em mencionar com frontalidade situações e responsáveis actuais. Nota-se o desassombro de quem, por índole e idade, não teme a ressonância do que escreve. A franqueza com que o faz tocará seguramente o leitor.