Catálogo
Voltar atrás
-10%

Como Ganhar Eleições

Um Guia Clássico para Líderes Actuais

Quinto Túlio Cícero

  • Edição Janeiro 2015
  • Colecção Gradiva Breve
  • ISBN 978-989-616-662-5
  • Páginas 112
  • Dimensões 0 x 0
€8,50 €7,65

«Nos conselhos eleitorais que dá ao seu irmão Marco, Quinto revela-se um estratego político exímio, com um conhecimento claro da investigação, organização e afluência às urnas da oposição (embora um pouco frouxo na mensagem). Vivo, enérgico e arguto, este livrinho encerra conselhos intemporais e constitui uma excelente leitura para o político moderno.»

Karl Rove, antigo chefe-adjunto do pessoal e conselheiro sénior do Presidente George W. Bush

Um guia político muito actual.

No espírito de O Príncipe, de Maquiavel, este clássico é leitura obrigatória para políticos e todos aqueles que conseguirem divertir-se a vê-los percorrer o caminho sinuoso e de manipulação até aos cargos que almejam.

Em 64 a.C., Marco Túlio Cícero, o maior orador de Roma, candidatou-se ao cargo de cônsul (o mais elevado da República). O seu pragmático irmão, Quinto, decidiu que ele precisava de conselhos práticos sobre a forma de conduzir uma campanha eleitoral bem-sucedida.

O que se encontra na sua breve carta são fragmentos intemporais de sabedoria política, desde a importância de prometer tudo a todos até à recordação dos eleitores dos escândalos sexuais dos adversários. Entre os múltiplos conselhos inestimáveis está também a importância de o candidato se rodear das pessoas certas e de construir uma ampla base de apoio.

Este pequeno guia fornece conselhos práticos a todos os que aspiram ao poder.

Recorre a uma linguagem simples e sem rodeios.

É uma obra interessante para perceber as eleições, o que move os políticos e as estratégias utilizadas para «convencer» os cidadãos. Trata-se de um guia tão relevante quanto actual.

Segue um pequeno excerto: «21. Há três coisas que podem garantir votos numa eleição: favores, esperança e relação pessoal. Tens de te esforçar por dar estes incentivos às pessoas certas. [...] 40. Depois de discernir quais são os teus verdadeiros amigos, pensa um pouco nos inimigos. Há três tipos de pessoas que estão contra ti: aquelas que prejudicaste, as que não gostam de ti sem ter uma razão para isso e os amigos dos teus opositores.»

«Dado o estado da política actual, este antigo guia romano sobre eleições mostra quão pouco mudou desde então.»

Gary Hart, antigo senador norte-americano