Catálogo
Voltar atrás
-40%

Negros Anos

Zhang Jie - Negros Anos

  • Edição Janeiro 2012
  • Colecção Gradiva
  • ISBN 978-989-616-474-4
  • Páginas 392
  • Dimensões 0 x 0
€16,00 €9,60

Um romance que traça um extraordinário, fresco que percorre a história da China no século XX. Zhang Jie prossegue a narrativa iniciada com o romance Não Há Palavras, igualmente editado em Portugal pela Gradiva, ainda que os dois romances sejam de leitura

Um romance sobre a força feminina num país de homens. Na história de Ye Lianzi, há uma resistência doce. [...] A História, mas também, ou talvez sobretudo, a pesquisa sobre a interioridade das personagens e, portanto, dos homens e das mulheres. Um mosaico de paixões.»

Paulo Mauri, La Repubblica

«Uma grande história, um romance épico de sublime feitura sobre os tormentosos acontecimentos da China do século passado […]. A escrita parece ter a intenção de procurar um equilíbrio ideal entre a sintética leveza da poesia e uma introspecção psicológica de moldes mais romanescos.»

Tommaso Pincio, Il Manifesto

«Um extraordinário fresco que percorre a história da China novecentista através de uma saga feminina.»

Brunella Schissa, Il Venerdì di Repubblica

A obra-prima da escritora que verteu numa epopeia sublime a história da China no século XX

Para atingir o seu objectivo de poder e impedir a modernização, o comunismo maoista violou os sentimentos mais sagrados, estruturantes, da cultura da China, lançando os filhos contra os pais, impondo a toda a sociedade uma violentíssima convulsão.

Estes são os negros anos descritos por Zhang Jie. Violência dilacerante cuja lembrança ainda hoje ensombra o coração da China, mas que não conseguiu desintegrar a textura intima da irredutível humanidade do povo chinês. «Um povo que, apesar dos mais inacreditáveis obstáculos, sempre conseguiu manter, mais duravelmente do que qualquer outro, o mais rico conjunto de valores humanos que se viram nesta nossa Terra» (Simon Leys).