Catálogo
Voltar atrás
-40%

A Europa segundo Portugal

Ideias de Europa na Cultura Portuguesa, Século a Século

Carlos Leone , Carlos Leone , Carlos Leone , Carlos Leone

  • Edição Janeiro 2012
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-989-616-467-6
  • Páginas 256
  • Dimensões 0 x 0
€14,00 €8,40
Indisponível

A evolução da ideia de Europa no nosso país, pela pena de reputados especialistas. Numa altura em que a Europa é o centro de todas as esperanças e preocupações, é indispensável conhecer as raízes e a evolução da nossa percepção do continente em que nos i

A Europa é hoje um tema omnipresente na cultura portuguesa. A Europa chega a ser mesmo a grande obsessão de Portugal.

 

 

Perdido o império, virámos os olhos para a Europa como uma espécie de ponto de fuga, uma tábua de salvação para o nosso secular atraso e subdesenvolvimento. A Europa tornou-se, com a democracia, uma espécie de utopia possível.

 

Mas o tema da Europa impôs-se pelo menos desde o tempo do Marquês de Pombal, na medida em que a propaganda pombalina tornou a Europa das Luzes, mitificada, uma meta a atingir e a superar, e, ao mesmo tempo, uma bitola pela qual passámos a medir os níveis de atraso e progresso do país. Ficámos desde então obcecados por uma Europa idealizada que queríamos igualar e da qual sempre nos sentimos tão distantes. Foi então que ganhámos o terrível e crónico complexo de «país-cauda da Europa». Hoje, o mito da Europa do progresso permanece intocável, apesar de todas as desilusões da integração europeia.

 

Nem sempre nos sentimos cauda da Europa. Antes pelo contrário: A Europa segundo Portugal atesta-o.

 

Esta obra oferece pela primeira vez uma visão de longa duração sobre a percepção da Europa na cultura portuguesa desde as origens de Portugal.

 

É um livro essencial para conhecermos, século a século, a evolução da nossa relação, o nosso modo de entender e de nos situarmos na Europa ao longo de quase um milénio de História.