Catálogo
Voltar atrás

Transparência

Como os Líderes podem criar uma Cultura de Sinceridade

Daniel Goleman, Warren Bennis, James O'Toole

  • Edição Janeiro 2009
  • Colecção Economia Aberta
  • ISBN 978-989-616-285-6
  • Páginas 136
  • Dimensões 0 x 0
€5,00

Num mundo de competição global e numa época em que a reputação de uma organização ou de um líder pode ser arruinada com um simples clique, a transparência torna-se muitas vezes uma questão de sobrevivência. Mas quando os accionistas das diferentes empresas clamam por transparência, o que é que estão realmente a pedir? Qual é a promessa da transparência? Quais são os seus verdadeiros riscos? E porque é que é essencial que os líderes a compreendam? Neste livro, explica-se o que significa ser um líder transparente, criar uma organização transparente e viver numa cultura mundial cada vez mais transparente.

Em três ensaios interligados, os autores examinam a transparência a partir de três pontos de vista privilegiados - dentro das organizações e entre elas, em termos de responsabilidade pessoal e, finalmente, no contexto da nova realidade digital - enfatizando o modo como estes se relacionam com os líderes e a liderança. O primeiro ensaio aborda um dilema urgente para todos os líderes contemporâneos: como criar uma cultura de sinceridade. O segundo ensaio - com o título provocador «Falar Verdade ao Poder» - discute um pré-requisito de transparência e responsabilidade que muitas vezes não cumprimos. O último ensaio analisa a maneira como a tecnologia digital está a tornar o mundo inteiro mais transparente.

Combinando teoria e experiência, este livro oferece tanto uma visão ampla da transparência como preciosos conselhos práticos. A aplicação das ideias apresentadas em cada capítulo melhorará o desempenho de todos - líderes e não-líderes.

«Depois de termos visto tantos presidentes americanos descarrilar por causa de uma cultura de secretismo - Richard Nixon e George W. Bush são apenas os mais recentes - poderíamos imaginar que "transparência" ir-se-ia tornar a palavra de ordem dos líderes mundiais. Infelizmente, não foi assim, como atestam os casos Enron e subprimes. Nestas páginas, com argumentos que são imensamente convincentes, Warren Bennis, Daniel Goleman e James O'Toole incitam todos os líderes a fomentar "uma cultura de sinceridade". Por favor, ofereçam este livro a todos aqueles que se dirijam a um gabinete principal, especialmente se for oval.»

DAVID GERGEN, antigo conselheiro da Casa Branca


«Transparência descreve vividamente o poderoso imperativo a favor de uma comunicação aberta e franca num mundo sem fronteiras transformado pela tecnologia da informação e o seu impacto nas empresas e na política. Apresentando muitos exemplos práticos, os autores realçam a importância dos valores de liderança, integridade, sinceridade, coragem e responsabilidade, considerando-os fundamentais para um sucesso sustentável num ambiente cada vez mais complexo.»

DANIEL VASELLA, médico, presidente e director-geral da Novartis AG, Basileia, Suíça

«Neste novo livro imperdível, Warren Bennis, Daniel Goleman e Jim O'Toole juntaram-se para tratar a questão vital do nosso tempo: até que ponto as organizações têm coragem para serem abertas, francas e, acima de tudo, transparentes. Os autores apontam as razões pelas quais a transparência é essencial para o sucesso da empresa a longo prazo. De leitura obrigatória para quem pretender construir uma organização autêntica.»

BILL GEORGE, ex-director-geral da Medtronic, professor da Harvard Business School