Catálogo
Voltar atrás
Novidade
-10%

As Lições dos Mestres

George Steiner

Tradutor(es):
Rui Pires Cabral

  • Edição Janeiro 2024
  • Colecção Obras de George Steiner
  • ISBN 978-989-785-266-4
  • Páginas 224
  • Capa Brochada
  • Dimensões 15,50 x 23,00
€17,00 €15,30

 

O encontro pessoal entre mestre e discípulo é o tema de George Steiner neste livro absolutamente fascinante, uma sólida reflexão sobre a interacção infinitamente complexa e subtil de poder, confiança e paixão que marca as formas mais profundas de pedagogia. Baseado em conferências que o autor proferiu na Universidade de Harvard, As Lições dos Mestres evoca um grande número de figuras exemplares, nomeadamente, Sócrates e Platão, Jesus e os seus discípulos, Virgílio e Dante, Heloísa e Abelardo, Tycho Brahe e Johann Kepler, o Baal Shem Tov, sábios confucionistas e budistas, Edmund Husserl e Martin Heidegger, Nadia Boulanger e Knute Rockne.

 

Escrito com erudição e paixão, o presente livro é em si mesmo uma lição magistral sobre a elevada vocação e os sérios riscos que o verdadeiro professor e o verdadeiro aluno assumem e partilham.

 

«Steiner força-nos a reflectir sobre a imperiosa necessidade de um professor não subestimar as potencialidades dos alunos, sejam estas superlativas ou não, transmitindo-lhes confiança e aceitando pedidos semi-velados de orientação que significam a procura de um estímulo que resulte na confiança em si próprios, para depois prosseguirem. No dinamismo persuasivo que lhe é próprio, todo o Mestre toca o futuro dos seus alunos, dos seus discípulos, e aí reside a dádiva que transporta alegria e recebe gratidão.» Do prefácio de Maria do Carmo Vieira