Catálogo
Voltar atrás
-40%

OS GÉNIOS DA CIÊNCIA

Abraham Pais

  • Edição Janeiro 1
  • Colecção Ciência Aberta
  • ISBN 978-972-662-844-6
  • Páginas 460
  • Dimensões 0 x 0
€10,00 €6,00

«Estou a acabar de rever as provas do livro de memórias dos cientistas que conheci», disse-me Abraham Pais em 2000, numa longa entrevista que me concedeu no seu gabinete da Universidade de Rockefeller. «Deve sair agora em língua inglesa, daqui a uns meses. Depois não sei.» A conversa, que veio a aparecer numa entrevista publicada no semanário Expresso em 24 de Junho desse ano, terminaria poucos minutos depois, em torno das provas desse livro e da leitura de algumas das suas passagens.
Abraham Pais viria a falecer daí a poucas semanas, e este seria o seu último livro. Como se esperava, é um livro excepcional. É uma colecção única de retratos vivos, humanos e esclarecedores, na prosa directa e empolgante de um grande cientista que conheceu de perto todas os vultos extraordinários sobre quem escreve.
Além de Einstein, Bohr e muitos outros, aparecem Paul Dirac, o físico taciturno e lacónico, Wolfgang Pauli, famoso pelo seu princípio de exclusão, Mitchell Feigenbaum, criador da teoria do caos, e John von Neumann, um dos matemáticos mais influentes do século. É um relato esclarecedor e em primeira mão que se dirige a todos os que nutrem interesse pelo desenvolvimento da ciência no século XX.

Nuno Crato,
professor universitário e colaborador do Expresso


ABRAHAM PAIS é reconhecido mundialmente na área da física teórica pelas suas contribuições para a teoria moderna das partículas elementares, tendo trabalhado no Instituto de Estudos Avançados em Princeton, onde conviveu estreitamente com Albert Einstein e Kurt Gödel, entre outros. Foi depois Professor de Física na Universidade Rockefeller, membro da Academia Nacional das Ciências, da Sociedade Americana de Filosofia e da Academia Americana das Artes e Ciências. Nascido e educado em Amsterdão, e mais tarde naturalizado americano, Pais era de uma família judaica de provável origem portuguesa. Faleceu em 2000, aos 82 anos.