Catálogo
Voltar atrás
Ucrânia
Novidade
-10%

Ucrânia

As Lições da História e Outros Estudos Sobre o Oriente Cristão

Luís Filipe F. R. Thomaz

  • Edição Outubro 2022
  • Colecção Obras de Luís Filipe Thomaz, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-989-785-160-5
  • Páginas 328
  • Capa Brochada/capa mole
  • Dimensões 23,00 x 15,50
€20,00 €18,00

«Em Luís Filipe Thomaz temos um guia de excepção. Alguém, como ele próprio nos conta, que desde os tempos da licenciatura quis conhecer em primeira mão os povos e igrejas de que nos fala. Com ele, revisitamos o passado da ‘Ucrânia’, entrevemos a riquíssima diversidade eclesiológica e espiritual do ‘Oriente e Ocidente’ cristão, e percebemos, na vexata quaestio da ‘Macedónia’, como nos Balcãs ainda hoje se reflete o entrecruzar constante de impérios e culturas.»

Do Prefácio do Padre Peter Stilwell

Mais ou menos discreto, o registo da religião esteve quase sempre ou mesmo sempre activo nos acontecimentos e conflitos na História. Com o seu saber estelar e o conhecimento singular da História da região e da especialidade em causa, este livro de Luís Filipe Thomaz revela essa dimensão no drama da Ucrânia. Dimensão que estando bem presente – e sendo mesmo, porventura, determinante – tem sido ignorada ou é subestimada. A visão e o contributo de novidade que é uma lufada de ar fresco no que se ouve e se vai lendo na enxurrada de comentários que se repetem.

<div style="position:relative;padding-top:max(60%,326px);height:0;width:100%"><iframe allow="clipboard-write" sandbox="allow-top-navigation allow-top-navigation-by-user-activation allow-downloads allow-scripts allow-same-origin allow-popups allow-modals allow-popups-to-escape-sandbox" allowfullscreen="true" style="position:absolute;border:none;width:100%;height:100%;left:0;right:0;top:0;bottom:0;" src="https://e.issuu.com/embed.html?backgroundColor=%23DFE9EF&backgroundColorFullscreen=%23DFE9EF&d=ucrania_nova_paginacao_prefacio&hideIssuuLogo=true&hideShareButton=true&u=gradivapublicacoes"></iframe></div>

LEIA AQUI O PREFÁCIO