Catálogo
Voltar atrás

Um Passo para Sul - Ebook

Judite Canha Fernandes

  • Edição Janeiro 2020
  • Colecção Gradiva
  • ISBN 978-989-616-957-2
  • Páginas 204
€11,90

Outros canais de venda

Leia a entrevista com a autora aqui.

 

EXCERTO

«Os sonhos de Ângela eram frequentemente marítimos. Afogou­-se muitas vezes na cama.

Às vezes acordava aos gritos:

— A porta!! Tranca a porta!

Para não deixar o mar entrar.
Só que o mar entrava sempre, o Atlântico é invencível. Acordava azul. […] Procurou afastar a teia das vozes velhas, pegou numa vela, numa caixa de fósforos e sentou-se na marquise à espera do furacão.

Gordon. Estimativa de ventos: 120 km/h.»

Um Passo para Sul decorre entre os quatro arquipélagos atlânticos onde se fala português. «No Atlântico moram povos de várias margens. Não têm guelras, já que respiram pouco. Têm labores plácidos, cortinas de água e, às vezes, a imaginação um bocado furiosa.»

 

***



O júri considerou Um Passo para Sul um romance com um «alcance humano e social mais profundo». «Os registos linguísticos e imaginativos do crioulo inscrevem-­se criativamente na estrutura global da narrativa, contribuindo para a formatação de uma linguagem literária muito estimulante»; «um romance em que o amor, mas também a violência terrível exercida sobre as mulheres, se constituem em traves mestras do universo existencial das personagens». Se o romance sugere também «esperança e luminosidade, não faz esquecer a contundência psicológica que o estrutura e que a todos nos agride no seu alcance humano e social mais profundo.»