Catálogo
Voltar atrás
-10%

Um Mundo Imaginado

June Goodfield

  • Edição Maio 2020
  • Colecção Ciência Aberta
  • ISBN 979-989-616-980-0
  • Páginas 292
  • Capa Brochado
€13,00 €11,70

Em homenagem à imunologista Maria de Sousa recentemente desaparecida, a reedição de Um Mundo Imaginado - uma história de descoberta científica, de June Goodfield, que acompanhoua investigação da cientista portuguesa.

«Este livro, que descobri com emoção, revelou a Portugal uma cientista portuguesa que se afirmou na América dos cientistas. E muitos, muitos jovens portugueses acreditaram que poderiam seguir esse caminho. Quando nos conhecemos, só queria falar-me de poesia e literatura e arte. Não tinha um feitio fácil. Já tenho saudades da Amiga.»

Guilherme Valente, editor

«A busca incessante de uma cientista para demonstrar as suas ideias. Inspiração para muitos, revelação para todos.»

Carmo Fonseca, presidente do IMM João Lobo Antunes, UL

«Um livro que segue o cientista no seu trabalho. Um mapa do tesouro, a rota entre a curiosidade e a descoberta.»

Rui Costa, cientista, director do Zuckerman Institute, Universidade de Columbia

«Ler esta história é deixarmo-nos levar por um caminho maravilhoso entre a inquietação da pergunta e o prazer da descoberta. Quem quer ser cientista?»

Maria M. Mota, directora do IMM João Lobo Antunes, UL

«Tal como o clássico A Dupla Hélice, de James D. Watson, um livro que quem se interessa pela ciência deve ler. Nele está o espírito dos que a fazem avançar.»

Heloísa Santos, co‐autora de Genética para Todos (Gradiva)

«Um contributo admirável para a escassa literatura existente sobre a ciência em acção.»

Sir Peter Medawar

Como acontece uma "descoberta científica? Os meses a fio de reflexão, a repetição das observações, o trabalho sem horários, as pistas falsas, os recuos, o começar de novo, mas também a alegria de ultrapassar obstáculos que pareciam intransponíveis. O trabalho de investigação nos grandes centros de pesquisa. Quem faz a ciência nos Estados Unidos? Como é divulgada, reconhecida e desenvolvida uma descoberta científica? June Goodfield acompanha durante cinco anos a investigação de uma jovem bióloga... portuguesa e da sua equipa que culmina na verificação de uma grande descoberta relacionada com a doença de Hodgkin. Em todo o mundo, cientistas prosseguem hoje no caminho em que a jovem bióloga foi pioneira. O seu trabalho conduziria a novos tratamentos da leucemia e de outras formas de cancro.

São esses cinco anos de trabalho, persistência, criatividade, experiências, tensões, esperança adiada, sacrifício e finalmente reconhecimento e gratificação que estão esplendidamente fixados neste livro singular.