Catálogo
Voltar atrás
-40%

Mentes Tirânicas

Perfis Psicológicos, Narcisismo e Ditadura

Dean A. Haycock

  • Edição Junho 2019
  • Colecção Trajectos
  • ISBN 978-989-616-909-1
  • Páginas 400
  • Capa Brochada/capa mole
  • Dimensões 15,5x23
€22,00 €13,20

Leia aqui a entrevista exclusiva do autor para os leitores portugueses.

Nem todos podem tornar-se tiranos. É necessário que exista uma confluência particular de eventos para se ganhar controlo absoluto sobre países inteiros.

Em primeiro lugar, tem de se ter nascido com o potencial de desenvolver traços brutais de personalidade: narcisismo, maquiavelismo, psicopatia, alguns elementos de paranóia e uma ambição extraordinária. Em segundo lugar, a predisposição para um comportamento anti-social tem de ser desenvolvida e fortalecida na infância, através de abusos físicos e/ou psicológicos ou vivendo tempos difíceis.

Por último, a chegada à idade adulta tem de ocorrer no seio de um sistema político instável.

«Entrar nas cabeças» dos líderes estrangeiros e dos terroristas é uma forma que os governos têm de compreender, prever e influenciar as suas acções. Os perfis psicológicos podem ajudar-nos a entender o impulso para dominar, subjugar, torturar e assassinar.

Mentes Tirânicas mostra-nos que conhecer estes traços pode permitir-nos conhecer as suas motivações e acções, assim como prever o seu comportamento e até impedi-lo. Numa altura em que os líderes autoritários proliferam no mundo, conhecer os exemplos mais extremos de comportamento tirânico deveria constituir uma séria advertência para todos os que revelam indiferença face às ameaças do extremismo político.