Catálogo
Voltar atrás
Ética no Quotidiano

-40%

Ética no Quotidiano

Guia Prático

Dave Robinson

  • Edição Maio 2019
  • Colecção Filosofia Aberta, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-989-616-896-4
  • Páginas 224
  • Capa Brochada/capa mole
  • Dimensões 13,5x21 c/ badanas
€16,50 €9,90

Leia aqui a entrevista com o autor.

A filosofia precisa de chegar a todas as pessoas e de mostrar por que razão pode ser útil na vida de cada um. Esse é o principal objectivo deste livro, algo diferente dos livros anteriores da colecção «Filosofia Aberta».

A nossa vida quotidiana coloca-nos mais problemas filosóficos do que geralmente supomos. Mesmo quem está convencido de que a filosofia apenas oferece uma mão-cheia de teorias incompatíveis entre si acaba por ter de tomar decisões filosóficas. A ética está envolvida em muitas das nossas decisões quotidianas. Este livro oferece-nos um guia que, aliando a teoria à prática, ajuda a compreender as diferentes maneiras de decidir.

Apesar do seu carácter elementar, as ideias filosóficas são aqui apresentadas com rigor. Assim, as principais teorias éticas são brevemente expostas e discutidas, mas sem recurso a caricaturas. E as suas implicações práticas são depois postas à prova a propósito da amizade, do amor romântico, do casamento, da parentalidade, dos negócios, do consumo, do ambiente e da tecnologia. É um livro para todos, sobretudo imprescindível para alunos e professores, tanto de Filosofia como de Cidadania.

Eis algumas perguntas feitas no livro e às quais o autor procura responder:

– De onde pensa que vêm as suas crenças morais? Dos seus pais? Dos seus amigos? Da TV e dos jornais? Da sua consciência? De outro sítio?
– Se não houvesse polícia nem prisões, como pensa que a maioria das pessoas se comportaria?
– Se toda a gente roubasse, a toda a hora, o que aconteceria?