Catálogo
Voltar atrás
Porque Está a Falhar o Liberalismo?

-40%

Porque Está a Falhar o Liberalismo?

Patrick J. Deneen

  • Edição Março 2019
  • Colecção Trajectos, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-989-616-879-7
  • Páginas 208
  • Capa Brochada/capa mole
  • Dimensões 15,5x23
€17,50 €10,50
Indisponível

«Um livro que desbrava caminho, com argumentação corajosa e em termos que podem ser considerados proféticos.»

Wilfred M. McClay, Professor na Universidade de Oklahoma

«Este livro corajoso e oportuno constitui um contributo importante para compreendermos o despertar doloroso do momento Trump. Mostra que devemos […]
examinar os pressupostos profundos que nos mantêm cativos. E também que, se nos mantivermos presos ao fracasso do liberalismo, aguardar-nos-ão mais desigualdade, mais repressão e mais vacuidade espiritual.»

Cornel West, Professor de Filosofia Pública em Harvard

Das três ideologias dominantes do século XX – fascismo, comunismo e liberalismo – apenas o liberalismo resiste. Isto criou uma situação peculiar: os proponentes do liberalismo tendem a esquecer que este é uma ideologia, e não o estado final natural da evolução política.

Como afirma Patrick J. Deneen neste livro provocador, o liberalismo assenta em contradições: advoga igualdade de direitos enquanto promove uma desigualdade material sem precedentes; a sua legitimidade baseia-se no consentimento e, no entanto, desencoraja os compromissos cívicos em prol do privatismo; defende a autonomia individual, mas deu origem ao sistema estatal mais abrangente da história humana.

Deneen adverte: as forças centrípetas que se fazem sentir na nossa cultura política não são falhas superficiais, mas características inerentes de um sistema cujo sucesso está a levar ao seu próprio fracasso.