Catálogo
Voltar atrás
A Inquisição de Lisboa (1537-1579)

-10%

A Inquisição de Lisboa (1537-1579)

Daniel Norte Giebels

  • Edição Outubro 2018
  • Colecção Trajectos Portugueses, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-989-616-856-8
  • Páginas 536
  • Capa Brochada/capa mole
  • Dimensões 15,5x23
€21,00 €18,90

Muitas páginas foram escritas sobre o impacto da actividade da Inquisição portuguesa.

Poucas, porém, revelam o interior dos seus tribunais distritais, sendo o de Lisboa aquele que, até à publicação desta obra, menos se conhecia e, no entanto, mais importava conhecer, considerando a precedência e centralidade que assumiu durante o processo de estabelecimento da Inquisição em Portugal.

O livro que o leitor tem agora em mãos é, afinal, o primeiro estudo monográfico sobre a Inquisição de Lisboa. A abordagem quis-se inédita, procurando uma visão integral do funcionamento do tribunal entre 1537 e 1579, recorrendo a um exaustivo trabalho de levantamento de fontes régias, eclesiásticas e inquisitoriais, como os 3000 processos que se consultaram.

O leitor poderá conhecer quem eram os servidores que compunham os quadros humanos do tribunal, as funções que desempenhavam, os vencimentos que auferiam, as suas proveniências familiares, profissionais e académicas. Será depois convidado a visitar os recantos do auditório e cárceres, testemunhando as vivências que enchiam esses espaços. De seguida, deter-se-á, certamente, nos balanços de receita e despesa que nem sempre viabilizaram o seu funcionamento. Terminada esta incursão pela organização interna, observará, finalmente, a máquina inquisitorial em actividade, desde os mecanismos de vigilância à prática processual e penal. Transversais a toda a leitura, as relações que o tribunal foi estabelecendo com outros poderes, como a Coroa, a Igreja, as Ordens Religiosas e Militares.