Catálogo
Voltar atrás
Poções e Paixões

-40%

Poções e Paixões

Química e Ópera

João Paulo André

  • Edição Janeiro 2018
  • Colecção Ciência Aberta, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-989-616-811-7
  • Páginas 456
  • Dimensões 13,5 x 21
€19,00 €11,40

O que há de comum entre a poção de amor de  Tristão e Isolda, os voos das bruxas em  vassouras, a morte do príncipe Hamlet, a mãe do imperador Nero, Marilyn Monroe e... o compositor Giacomo Puccini? Tendo a ópera como fio condutor, o leitor é conduzido nesta obra numa viagem ao extraordinário mundo das poções e das paixões,que a química pelo menos em parte explica.

Na química há um encontro de disciplinas: é a «ciência central» por se situar entre a matemática e a física, por um lado, e a biologia e a geologia, por outro, fornecendo contributos essenciais em ciências aplicadas como a medicina e as várias engenharias. Por seu lado, a ópera tem sido chamada «obra de arte total» por conjugar música, canto, teatro e artes plásticas.

João Paulo André, com incomparável mestria tanto na química como na ópera, brinda-nos neste livro com uma ligação profundamente original entre a ciência e a arte. Com ele percebemos que a química está em todo o lado, mesmo no amor, e que a ópera é um espectáculo que é muito mais rico do que «histórias em que o barítono ama a soprano, que ama o tenor».

Uma obra tanto para os apreciadores de ciência como para os apreciadores de arte, num inédito encontro de culturas.