Catálogo
Voltar atrás
-40%

Os Portugueses

De onde vimos, o que somos, para onde vamos

Manuel Sobrinho Simões

  • Edição Janeiro 2017
  • Colecção Gradiva Breve
  • ISBN 978-989-616-795-0
  • Páginas 56
  • Dimensões 11,5 x 16,5
€8,00 €4,80

Um livro breve que reflecte sobre diversos temas com rigor e eloquência, de um cientista reconhecido nacional e internacionalmente, que dispensa apresentações.

A Europa é uma península da Ásia. A Ibéria é a península na ponta da Europa. Nós, Portugal e Galiza, estamos no extremo mais ocidental dessa península.

Pelas leis da genética populacional, deveríamos ser mais homogéneos, mais monótonos em termos genéticos do que os outros povos europeus. E não somos. Pelo contrário. Somos de uma extraordinária diversidade genética porque incorporámos, ao longo de séculos, judeus e berberes vindos de Espanha e do norte de África, porque nos misturámos com árabes, porque tivemos escravatura de povos da África subsariana no nosso país e nas colónias, com uma grande expressão e durante centenas de anos.

E também porque fomos através do mar para África, Ásia e América do Sul e de lá voltámos com filhos e, sobretudo, com filhas.


Graças a nós e às nossas circunstâncias, temos todos os ingredientes, dos genéticos e ambientais aos socioculturais e tecnológicos, para aproveitar, pela positiva, os tempos difíceis que se vivem na Europa e no mundo.


«Para onde vamos?


Vamos para onde formos levados pela qualidade das pessoas, da sua organização e das instituições que soubermos reforçar.»

[...]


«Quem somos? De onde vimos?


Somos, antes de mais, organismos multicelulares. Isto é, somos seres vivos cuja qualidade fundamental resulta da organização harmoniosa de uma quantidade imensa de células somáticas que têm, todas elas, a mesma constituição genética e no entanto desempenham funções muito diferentes. Se descermos ao nível de cada uma verificamos, talvez com alguma surpresa, que as nossas células se comportam como as dos seres unicelulares, isto é, proliferam, diferenciam-se e morrem.»

 

(Excertos)

 

Um livro breve que reflecte sobre diversos temas com rigor e eloquência, de um cientista reconhecido nacional e internacionalmente, que dispensa apresentações.