Catálogo
Voltar atrás
-40%

O Modelo Chinês

A meritocracia política e os limites da democracia

Daniel A. Bell

  • Edição Janeiro 2017
  • Colecção Trajectos
  • ISBN 978-989-616-754-7
  • Páginas 256
  • Dimensões 15,5 x 23
€19,00 €11,40

O livro que o vai fazer equacionar o sistema político nas democracias.
Para todos os que sabem que a política tem forte influência na sociedade em geral e na vida de cada um em particular.


Eleito um dos melhores livros pelo Financial Times

Os ocidentais tendem a dividir o mundo político em democracias «boas» e regimes autoritários «maus». Mas o modelo político chinês não se encaixa perfeitamente em nenhuma destas categorias. Ao longo das últimas três décadas, a China desenvolveu um sistema político cuja melhor descrição é «meritocracia política». Em O Modelo Chinês, o autor procura compreender os ideais e a realidade deste sistema político único. De que forma os ideais da meritocracia política definem os requisitos para a progressão (e regressão) na carreira política na China? Quais são as desvantagens da meritocracia política e como poderá a China evitá-las? Como pode a meritocracia política ser conjugada com a democracia? Neste livro oportuno e original, Daniel A. Bell responde a estas perguntas e muitas mais, analisando um sistema que se pode revelar a opção política mais importante do século XXI.

«Nos países ocidentais, seria normalmente considerado anátema questionar sequer o princípio ‘uma pessoa, um voto’. Mas Daniel Bell faz isso mesmo. Com um espírito confuciano, defende veementemente a governação meritocrática e acredita que as democracias representativas não conseguirão resolver os nossos problemas mais graves. Há muito a aprender com este livro profundamente provocador.»

Mathias Risse, Harvard University

«Raramente um livro foi tão certeiro na sua análise, oportuno no seu tema e relevante no seu pensamento. […] Este livro iluminante devia ser lido por todos os que se interessam pela China e pelo futuro das democracias ocidentais.»

Zheng Yongnian, director do East Asian Institute