Catálogo
Voltar atrás
Novidade
-10%

A Era do Deslumbramento

Como a geração romântica descobriu a beleza e o temor da ciência

Richard Holmes

  • Edição Abril 2022
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-989-785-138-4
  • Páginas 706
  • Capa Brochada / Capa Mole
  • Dimensões 23,00 x 15,50
€25,00 €22,50

Prémio da Royal Society.

«Melhor Livro do Ano»
para o New York Times Book Review.

A Era do Deslumbramento é um livro único, de história e de história da ciência, que venceu o Prémio da Royal Society.

Segundo o próprio autor, o reputadíssimo Richard Holmes, «é uma corrida de estafetas de histórias científicas, que se interligam para explorar a narrativa histórica mais abrangente» de uma época. Incide sobre a revolução científica que teve início na Grã-Bretanha no final do século XVIII e produziu uma nova visão da ciência e do mundo.

Esse período romântico é, de uma forma simbólica, balizado por duas célebres viagens de exploração: a expedição de circum-navegação do capitão James Cook a bordo do Endeavour, em 1768, e a viagem de Charles Darwin às ilhas Galápagos, a bordo do Beagle, em 1831. Essa é a A Era do Deslumbramento, que trouxe intensidade imaginativa e carácter empolgante ao trabalho científico. Esta manifestou-se, entre outros aspectos, pela ligação das descobertas a personalidades individuais.

Richard Holmes é um excelente contador de histórias e, por isso, trata as teorias focando-se nas pessoas. Apresenta e reflecte sobre as várias questões da ciência, mas tudo se traduz no fim, afinal, numa narrativa admirável de histórias humanas empolgantes e factos históricos decisivos. Richard Holmes capta o pulsar das descobertas científicas e o sentimento dos homens que as realizaram, reconstituindo o contexto dessa época tão marcante no percurso da aventura humana.

Considerado o «Melhor Livro do Ano» para o New York Times Book Review, A Era do Deslumbramento é uma obra de grande fôlego, informativa e de leitura compulsiva, acessível e cativante.

«Extraordinário... Uma fusão ambiciosa e inteligente de história, arte, ciência, filosofia e biografia.»

The New York Times

«Copioso e brilhante, um livro maravilhoso.»

Claire Tomalin, Guardian

«Emocionante: um quadro de uma ousada aventura nas estrelas, pelos oceanos, na profundeza da matéria, da poesia e da psique humana.»

Independent