Catálogo
Voltar atrás
-40%

Horizonte e Mar

Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís 2013 instituído pela Estoril-Sol

Paula Cristina Rodrigues

  • Edição Janeiro 2014
  • Colecção Gradiva, Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís
  • ISBN 978-989-616-579-6
  • Páginas 252
  • Dimensões 0 x 0
€14,00 €8,40

Um livro que é uma homenagem às gentes de Matosinhos e à vida dura do mar em geral, por uma jovem autora que investigou e recolheu informação ao longo de dois anos, dando vida às personagens densas e atormentadas que o povoam. Esta obra constitui, nas pal

Horizonte e Mar é uma viagem ao passado, através das vivências, sentimentos, amores e desamores de gente genuína ligada ao mar.

Retrato comovente e perturbador de uma família, com as suas crenças, receios, tragédias, incestos, adultérios, segredos e revelações numa terra à beira-mar plantada.

O Júri, ao eleger o romance Horizonte e Mar, considerou sobretudo «a abordagem etnográfica a que o romance procede, pouco presente no panorama da atual ficção portuguesa, expressa numa narrativa bem conduzida, cuja frase é, no geral, vertebrada, sendo sentimentalmente envolvente e suscetível de atravessar diversos patamares de leitura».

EXCERTO

«De vez em quando, dava consigo a matutar naquela tragédia, que a marcaria para sempre, mas a vida tinha de continuar e, da mesma forma que o rio corre sempre para o mar, também ela tinha de pôr os pés ao caminho para sustentar a sua prole, que, de ano para ano, ia crescendo. Sem saber, carregava no ventre aquele que viria a ser o seu quinto filho.»