Catálogo
Voltar atrás
Ciência e Liberdade

-40%

Ciência e Liberdade

Democracia, razão e leis da natureza

Timothy Ferris

  • Edição Janeiro 2013
  • Colecção Ciência Aberta, Plano Nacional de Leitura
  • ISBN 978-989-616-519-2
  • Páginas 588
  • Dimensões 0 x 0
€30,00 €18,00
Ver versão eBook

Um livro que poderia ter sido encomendado pela Gradiva para comemorar a publicação do número 200 da colecção «Ciência Aberta», pois documenta um dos objectivos que presidiu à criação da colecção.

No mais importante livro que publicou até à data, o premiado autor Timothy Ferris defende entusiasticamente que foi a ciência que inspirou a ascensão do liberalismo e da democracia. Ferris afirma que, do mesmo modo que a revolução científica resgatou milhares de milhões de pessoas da pobreza, do medo, da fome e da doença, os valores do Iluminismo que ela inspirou fizeram aumentar extraordinariamente o número daqueles que vivem em sociedades livres e democráticas.

Timothy Ferris analisa com argúcia a evolução destas revoluções científicas e políticas, demonstrando que elas estão inextricavelmente relacionadas. Mostra igualmente como a ciência fez parte integrante da Revolução Americana, mas foi mal interpretada na Revolução Francesa; reflecte sobre a história do liberalismo, salientando a sua relação muito subestimada mas mutuamente benéfica com a ciência, e estuda as forças que se opuseram à ciência e ao liberalismo – do comunismo e do fascismo ao pós-modernismo e ao fundamentalismo islâmico.