Catálogo
Voltar atrás
-40%

Casamentos e Outros Desencontros

Jorge Buescu

  • Edição Janeiro 2011
  • Colecção Ciência Aberta
  • ISBN 978-989-616-451-5
  • Páginas 176
  • Dimensões 0 x 0
€11,00 €6,60

A matemática como nunca a viu, acessível e com aplicações surpreendentes e divertidas num livro que alia o rigor da explicação ao humor da exposição.

Acha que a matemática é um assunto árido, encerrado, e cuja utilização é hoje sobretudo como instrumento de tortura para alunos?

 

 

Desengane-se! A matemática é acima de tudo uma extraordinária aventura intelectual – empolgante, dinâmica, fervilhante de ideias e em permanente construção. Há hoje mais matemáticos activos do que em toda a História da Humanidade no seu conjunto. A matemática vive hoje uma verdadeira Idade do Ouro.

 

 

Como é que funciona o Google? Como é que uma megacolaboração global por meio de um blogue conseguiu demonstrar um resultado matemático? Como é que um resultado abstruso em teoria de grupos pode inspirar um físico a explicar o universo nos intervalos em que não faz surf no Hawai? Qual é a melhor altura para deixar de procurar a mulher dos seus sonhos e assentar? É possível organizar um conjunto de casamentos por forma a que ninguém tenha (pelo menos racionalmente!) tentações de casos extra-matrimoniais? Qual foi a verdadeira contribuição da matemática para a crise financeira que vivemos?

 

Estes são alguns exemplos das questões abordadas neste livro que, em dúzia e meia de curtos ensaios, explica de uma forma divertida mas rigorosa como é que uma abordagem matemática ao mundo enriquece a nossa compreensão do seu funcionamento – e, mais geralmente, da Vida, do Universo e de Tudo o Resto.