Catálogo
Voltar atrás
-40%

A Importância de Ser Electrão

O átomo e as suas ligações: um olhar sobre a evolução da Química

José Lopes da Silva , Palmira Ferreira da Silva

  • Edição Janeiro 2009
  • Colecção Ciência Aberta
  • ISBN 978-989-616-345-7
  • Páginas 248
  • Dimensões 0 x 0
€17,67 €10,60

"Este livro foi escrito de forma a poder ser lido por leitores interessados mas sem formação específica na área da Química (e da Física), e também por aqueles que querem recordar pormenores que se foram esbatendo na sua memória ao longo do tempo ou que gostam de estar informados sobre o estado actual dos conhecimentos e as perspectivas do que se avizinha.

 

Numa perspectiva da Química, o livro descreve a constituição dos átomos e das moléculas, enfatizando o papel determinante do electrão no avanço do conhecimento sobre esse processo e a correlação deste com as propriedades macroscópicas das substâncias e dos materiais.

 

A correlação entre o microscópico e o macroscópico é abordada de uma forma simples, sem recurso a expressões matemáticas, referindo o enquadramento histórico da evolução do conhecimento sobre o átomo e a molécula que, de alguma maneira, acompanhou a afirmação da Química como ciência básica do conhecimento.

 

Assim, A Importância de Ser Electrão constitui um útil contributo para uma maior e melhor compreensão das potencialidades da Química e da forma como a ela chegámos, num longo percurso que se iniciou muito antes da nossa era e chegou aos dias de hoje."

 

 Do Preâmbulo

 

“Ao escolhermos o título deste livro inspirando-nos no da peça de Oscar Wilde, The Importance of Being Earnest, tivemos presente a importância da descoberta do electrão para o espantoso desenvolvimento de várias disciplinas científicas que marcou o século XX.

 

É, em boa medida, o caso da Química que, devido às suas contribuições para o aprofundamento do conhecimento do mundo microscópico e da sua capacidade de produzir novos produtos, inventando novos compostos e novos materiais, ocupa um lugar de destaque na história do «boom científico» que atravessou o século passado e se prolonga na actualidade.

 

Na verdade, não obstante as suas pequeníssimas dimensões, é no comportamento activo do electrão, dependente da sua energia, que encontramos justificações confiáveis, nada insignificantes, de propriedades dos elementos químicos e dos materiais por eles formados. “